Estudante de Goiás é primeiro lugar em concurso de redação do Ministério da Defesa

“Eu pude mostrar para as pessoas que a Educação que você recebe não é do seu professor, mas vem também do seu próprio esforço e que você pode, sim, conseguir coisas grandes, como eu consegui agora", diz Vicente de Araújo (Foto: Seduc)

O estudante Vicente de Araújo Nóbrega, da Escola Estadual Cívico-Militar (Ecim) Ceú Azul, de Valparaíso de Goiás, conquistou o 1° lugar, na região Centro-Oeste, do Concurso de Redação sobre Defesa Nacional e Educação. O concurso, realizado pelo Ministério da Defesa, foi destinado aos alunos de 3ª série do Ensino Médio de escolas cívico-militares de todo o Brasil e premiou o estudante com R$ 3 mil.

“Fiquei bem feliz. Ontem recebi uma ligação de manhã e, quando a pessoa me falou que fui o primeiro lugar, fiquei emocionado!”, relatou Vicente. A redação de Vicente de Araújo tratou da proposta das escolas cívico-militares como nova forma de gestão educacional e passou por vários professores que deram suporte ao estudante. “Meus professores me deram muito apoio”, afirmou.

“Eu pude mostrar para as pessoas que a Educação que você recebe não é do seu professor, mas vem também do seu próprio esforço e que você pode, sim, conseguir coisas grandes, como eu consegui agora, com a ajuda dos meus professores”, contou Vicente. O aluno de 17 anos está fazendo curso técnico de administração, e pretende, no futuro, cursar Engenharia Mecatrônica.

Esta foi a primeira edição do Concurso de Redação sobre Defesa Nacional e Educação, cujo objetivo foi despertar o interesse dos estudantes para o tema. Foram premiados quatro estudantes das regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil.

Segundo o gestor da Ecim Céu Azul, Renato Araldi, 32 alunos da unidade participaram do concurso. Os professores de Língua Portuguesa trabalharam com os alunos conceitos e tópicos da Defesa Nacional e prepararam os estudantes para a redação.

Escola Cívico-Militar Céu Azul

Como explicou o gestor, o antigo Colégio Estadual Céu Azul se tornou cívico-militar em 2020, mas a implementação do modelo está sendo gradual por causa da pandemia. Entre as principais mudanças, está a oferta dos componentes curriculares Projeto Valores e Civismo e Cidadania, que retratam a ênfase maior da escola cívico-militar na formação cívica, cidadã e integral dos estudantes.

Atualmente, a Ecim Céu Azul possui 1.346 estudantes matriculados e está localizada em Valparaíso de Goiás, na região do Entorno do Distrito Federal (DF). Como as outras escolas cívico-militares do Brasil, ela conta com apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação e colaboração de militares na gestão administrativa e educacional da escola.