Estudantes da UEG recebem dispositivos de leitura para deficiência visual
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO), contemplou, nesta terça-feira (17/09), sete estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) com a doação de dispositivos de leitura para alunos com deficiência visual.
Com o uso de inteligência artificial, os equipamentos de tecnologia assistível Orcam MyEye 2.0 garantem maior autonomia às pessoas com deficiência visual ou com baixa visão ao permitir, de forma instantânea, a leitura e a identificação de pessoas e objetos.
Os óculos, de fabricação israelense, foram entregues pela secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, na sede da Seduc-GO, em Goiânia. Os alunos beneficiados estavam acompanhados por seus professores e pelo reitor da UEG, Antônio Cruvinel Borges Neto.
Fátima Gavioli destacou que a iniciativa visa assegurar a inclusão dos estudantes dentro e fora do ambiente escolar, dando a eles acesso a recursos tecnológicos de última geração.
“Dessa forma, o Governo de Goiás investe para ampliar as possibilidades de aprendizagem de cada um que recebe esse dispositivo de última geração”, completou.
Melhoria na qualidade de vida
Para o reitor Antônio Cruvinel Borges Neto, a doação do Orcam vai muito além da inclusão social.
“O acesso a essa tecnologia de última geração impacta diretamente a vida de cada um desses jovens por representar um incentivo em sua vida acadêmica e por garantir melhorias em sua qualidade de vida”.
Higor Dias Caetano, que cursa Pedagogia na UEG de Pires do Rio, foi um dos sete estudantes beneficiados com o equipamento. Ele passou por treinamento para uso da tecnologia e ficou encantado com os resultados.
Professor voluntário de Braille em uma instituição filantrópica na cidade onde mora e estuda, Higor comenta que, a partir de agora, terá maior independência e segurança em seu dia a dia.
“Eu gostei demais dessa inovação e desse presente”, comentou ele.
Avanços no desempenho
Daniele Mendonça Ribeiro, professora de Higor, ressaltou a importância do dispositivo na rotina escolar do estudante. Ao facilitar o acesso aos materiais didáticos e de estudo, ela tem a expectativa de melhoria no desempenho do aluno.
Foram beneficiados com o Orcam MyEye 2.0, alunos dos cursos de:
- Direito (Morrinhos e Uruaçu);
- Educação Física (Goiânia e Quirinópolis);
- Pedagogia (Pires do Rio);
- e Sistemas da Informação (Goianésia).
Em 2021, o Governo de Goiás investiu cerca de R$ 2,6 milhões na aquisição de 156 dispositivos de leitura inteligente para serem doados aos estudantes cegos ou com deficiência visual matriculados nas redes municipais e estadual, de forma a ampliar o processo de inclusão.
Saiba mais
Educação altera nome de unidades escolares reconhecendo a identidade cultural dos quilombos
UEG abre inscrições para mestrados e doutorados
Jogos Estudantis Interculturais celebram a diversidade
Alunos com deficiência visual recebem dispositivos de leitura