Ginásio Rio Vermelho completa 47 anos de história no esporte

Competições de artes marciais também agitaram o Ginásio Rio Vermelho durante os últimos anos (Foto: Seel)

Um dos palcos mais tradicionais do esporte goiano, o Ginásio Rio Vermelho completou 47 anos de história no dia 1º de novembro. Inaugurado em 1978, a praça esportiva construída no Centro de Goiânia escreveu vários capítulos importantes de diversas modalidades, tendo seu protagonismo mantido até os dias de hoje.

Neste quase meio século de história o basquete foi a modalidade que mais agitou o Ginásio Rio Vermelho. Um dos pioneiros da praça esportiva foi Jomar Macedo, que nas décadas de 70 e 80 foi um dos jogadores de destaque do Jóquei Clube e do Jaó. Após parar de jogar, Jomar ainda foi treinador e professor de iniciação esportiva no local.

“Muitos alunos passaram pela minha mão aqui. Formei muitos jogadores, mas também muitos cidadãos. O Ginásio Rio Vermelho significa tudo para o basquete goiano”, afirmou o ex-jogador.

Além de formar vários alunos, Jomar também construiu uma família de jogadores de basquete. Seus três filhos, Breno Pinheiro, Diego Pinheiro e Jomar Filho foram atletas. Diego atingiu maior destaque, chegando à seleção brasileira e jogando em vários times de ponta do Brasil, incluindo o goiano Universo Ajax.

De 2003 a 2006, Diego retornou ao estado natal para atuar no Universo Ajax, sendo um dos protagonistas de uma sequência de campanhas de sucesso, chegando à uma semifinal de Campeonato Brasileiro, em 2004, e conquistando o vice-campeonato sul-americano em 2005, com o Ginásio Rio Vermelho sempre lotado.

“O Rio Vermelho é o palco do basquete em Goiás. Isso aqui é diferente. Eu comecei a frequentar com 9 anos, assistindo jogos do meu irmão mais velho. O meu sonho sempre foi jogar aqui. Trilhei minha carreira fora do estado, e em 2003, tive a oportunidade de jogar aqui pelo Universo Ajax. Teve uma edição que a gente teve a maior média de público do Campeonato Brasileiro, era sempre lotado”, relembrou Diego.

Vôlei

Em 2023 o Ginásio Rio Vermelho passou a ser a casa do vôlei, sediando os jogos do Saneago Goiás Vôlei na Superliga A de Vôlei Masculino. Em 2024 foi a vez do Neurologia Ativa mandar os seus jogos na elite do vôlei nacional.

Nesta temporada, o Goiás retorna ao ginásio, apostando na boa média de público para fazer uma boa campanha. Na 1ª rodada da competição, o esmeraldino recebeu o Praia Clube-MG, e contou com a presença de mais de 1.600 torcedores nas arquibancadas.

No dia do aniversário do ginásio, o esmeraldino voltou a quadra neste dia 1º de novembro, para enfrentar o Juiz de Fora.