Governo abrirá 1,6 mil novas vagas no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia

Inauguração da ampliação da POG está prevista para janeiro, enquanto a da CPP, está prevista para abril de 2024 (Fotos: SSP-GO)

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (Dgap), vai abrir 1,6 mil novas vagas para presos no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Serão 800 vagas na Casa de Prisão Provisória (CPP) e outras 800 na Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG).

O investimento estimado é de R$ 106 milhões, provenientes dos cofres estaduais. Nos dois módulos serão construídas celas coletivas, celas de triagem e parlatórios, além de galpões de trabalho (dois em cada unidade) com 249m² cada.

As celas também terão trancas aéreas (para que o policial penal não tenha contato com os presos). Também não haverá pontos de energia nas celas. A inauguração da ampliação da POG está prevista para janeiro de 2024, enquanto que, a da CPP, está prevista para abril do próximo ano.

Redução de superlotação

“Esse investimento do Governo de Goiás é histórico no sistema penitenciário goiano. Nunca houve, em toda a história, a construção de uma quantidade tão grande de vagas de uma única vez. Com toda certeza, vamos reduzir, e muito, a superlotação em nossos presídios”, afirma o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires.

As obras de ampliação contarão com a utilização de metodologia de construção diferenciada, de alta tecnologia. Um dos sistemas a ser utilizado é o modular (pré-fabricado), no qual 85% da obra é executada dentro da própria indústria, com a montagem no local.

“A obra terá um prazo desafiador de 150 dias para execução. Mas, neste sistema modular, é possível executar a obra com mais celeridade”, explica o diretor-geral.

Novas UPs em outros municípios

Os investimentos em ampliação de vagas no sistema penitenciário goiano não param por aí. Serão construídas quatro novas unidades prisionais regionais nas cidades de Caldas Novas, Catalão, Luziânia e Formosa, com 400 vagas em cada, com investimento total de R$ 175 milhões. A previsão é que as obras estejam concluídas em 12 meses.

A Unidade Prisional Regional de Novo Gama, localizada no Entorno do Distrito Federal, está com obras bem adiantadas. Serão 300 vagas na unidade, com investimento de R$ 17,8 milhões. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2024.

O Presídio Estadual de Anápolis vai ganhar mais 150 vagas para custodiados. A ordem de serviço já foi emitida pela Dgap e os trabalhos devem ser concluídos até outubro do ano que vem. O investimento de aproximadamente R$ 12,4 milhões.

“Estamos fazendo um esforço concentrado nas regionalizações das unidades prisionais e, consequentemente, na criação de novas vagas. O total de novas vagas criadas nos próximos 12 meses será de 3.650, reduzindo significativamente a superlotação carcerária em Goiás”, revela Josimar Pires.

Histórico de investimentos

Desde 2019, o Governo do Estado, por meio da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (Dgap), já investiu mais de 110 milhões no sistema penitenciário goiano. Esse recurso foi distribuído na reforma de 88 unidades prisionais, compras de equipamentos de informática e hospitalares, armamento e munições, dentre outros.

Somente no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia foram empregados mais de R$ 6 milhões em manutenção predial e reformas. Somente a reforma de dois blocos da Penitenciária Odenir Guimarães, entregues em 2022, consumiu R$ 3,7 milhões.

“Essas medidas de reestruturação do sistema penitenciário influenciam no controle do cárcere. À medida em que as estruturas ficam melhores, o controle fica mais adequado, o que reflete diretamente nas ruas, na redução da criminalidade”, revela Josimar Pires.

UNIDADEVAGASINVESTIMENTOS
Casa de Prisão Provisória (ampliação)800R$ 53 milhões
Penitenciária Odenir Guimarães (ampliação)800R$ 53 milhões
UPR de Caldas Novas400R$ 42 milhões