Governo chega a 130 cidades com pontos de atendimento presencial ao cidadão

Ampliar o atendimento ao cidadão, torná-lo menos burocrático e democratizar o acesso aos serviços públicos são compromissos do Governo de Goiás. Nesse sentido, a administração já chegou a 130 municípios com pontos de atendimento presencial ao cidadão, seja por meio do Expresso Totem, Expresso Balcão e Expresso Correios, ou ainda das unidades de atendimento Vapt Vupt. Hoje, cada um desses municípios possui pelo menos um canal disponível para levar os serviços prestados pelo Estado à população.

Para o governador Ronaldo Caiado, a ampliação dos canais de atendimento significa garantir mais cidadania aos usuários e reforça a finalidade de sua gestão de trabalhar em tempo integral. “O governo não é propriedade de nenhuma pessoa, mas sim dos mais de 7,2 milhões de goianos, e é para eles que nós temos de trabalhar, a sociedade espera exatamente isso”, destaca o governador.

“Os pontos de atendimento físico convergem com a ideia central de uma boa gestão pública: o acesso à cidadania. O programa Expresso e seus canais de atendimentos estreitam a relação com os cidadãos, democratizam a oferta de serviços e levam mais dignidade a todos os goianos”, enfatiza o secretário da Administração, Bruno D’Abadia.

O Expresso foi criado com o propósito de facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços estaduais e oferece hoje mais de 100 atividades, de forma digital, por meio do site expresso.go.gov.br ou do aplicativo Expresso Goiás. As demais modalidades – Expresso Totem, Balcão e Correios – surgiram da sensibilidade de ofertar o acesso ao Expresso aos cidadãos que ainda não possuem meios para se conectar à internet ou tem dificuldade no uso de equipamentos tecnológicos.

Hoje, o Expresso Correios funciona em parceria com 62 agências nos municípios, para levar atendimento a locais que, em sua maioria, não possuem outra modalidade de atendimento físico ao cidadão. Já o Expresso Totem está instalado em 39 cidades, com um total de 89 equipamentos em funcionamento. O Expresso Balcão está em funcionamento, em parceria com as prefeituras, em 15 localidades, devendo chegar a 30 ainda no primeiro semestre de 2022.

Além dos canais físicos do Expresso, 55 cidades concentram 71 unidades do Vapt Vupt, postos de atendimento físico que ofertam de forma centralizada serviços estaduais de vários órgãos.

Expresso Totem

Com proposta de modernizar a interação com os cidadãos de forma desburocratizada e com mais agilidade, os totens de autoatendimento estão localizados em unidades do Vapt Vupt ou prédios municipais. O equipamento conta com 20 serviços disponíveis, como consulta de débitos estaduais e emissão de segunda via da conta de água, entre outros.

O equipamento está instalado em 47 unidades Vapt Vupt de todo o Estado, além da sede do Detran, na capital, e em 24 prefeituras no interior. Para a maioria dos totens, há auxílio de jovens do programa Aprendiz do Futuro. O programa é intuitivo e muito fácil de acessar mesmo para quem está em contato com o dispositivo pela primeira vez.

Expresso Balcão

Os cidadãos com pouca familiaridade com as plataformas virtuais também estão sendo contemplados com a oferta de atendimentos oferecidos pelo programa. Na modalidade, fruto de parceria entre Estado e prefeituras, o cidadão tem acesso a todos os serviços do site do Expresso, com auxílio de um servidor do município.

Expresso Correios

A parceria com os Correios também está levando os serviços do Governo de Goiás a várias regiões do Estado. Nesta etapa, estão sendo realizados atendimentos das Secretarias de Economia e Segurança Pública e do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo).

Vapt Vupt

O Programa Vapt Vupt oferece aos cidadãos goianos atendimento presencial para serviços de diversos órgãos. Para acessar esses serviços, é necessário agendamento prévio no site vaptvupt.go.gov.br ou em qualquer um dos canais de atendimento do Expresso.