HCamp de Itumbiara comemora um ano com 3,6 mil atendimentos

Unidade, referência no enfrentamento da Covid-19, opera com 50 leitos de UTI e 70 de enfermaria e já atendeu 3.652 pacientes desde que fora inaugurado há exatamente um ano (Foto: Julianna Adornelas/INTS)

Atuar incansavelmente para salvar vidas é o lema dos profissionais que atuam no Hospital Regional de Itumbiara São Marcos, unidade do Governo de Goiás no Sul do Estado. Nesta quinta-feira, 1º de julho, a unidade instalada em julho de 2020 completa um ano de existência.

Um dos maiores centros hospitalares do Estado dedicado ao tratamento da Covid-19, o local já atendeu 3.652 pacientes, dos quais 2.238 foram internados e 1.414 mil receberam atendimentos no pronto atendimento.

Atualmente, o HCamp de Itumbiara opera com 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 70 de enfermaria. No total, atuam na unidade cerca de 550 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e muitos outros.

Segundo o diretor-geral do HCamp de Itumbiara, Ricardo Bricídio, o legado do hospital vai ser pontuado por histórias especiais que valorizam o amor à vida. “O esforço diário dos nossos profissionais rendeu momentos de esperança e alívio aos pacientes e seus familiares. Por isso, o Hospital São Marcos já tem uma história marcante na saúde pública de Goiás”, destacou.

Luta pela vida

O diretor ressalta que a luta pela vida é constante na unidade. “A atenção e o cuidado que nossos pacientes recebem são resultados de um esforço permanente da equipe para proporcionar um tratamento humanizado”, afirma.

A enfermeira Valéria Lourenço está no hospital desde sua instalação. “Durante esse ano, nós caminhamos juntos com essa estrutura, que é tão grandiosa. Meu sentimento é de vitória. Eu não imaginava como seria prazeroso e satisfatório trabalhar no São Marcos”, expressou.

“Eu me sinto realizada profissionalmente e, acima de tudo, como cidadã, por atuar no HCamp de Itumbiara. Nossa região ganhou muito com o hospital. Nós estamos aqui nessa luta contra o vírus juntos e espero completar muitos anos na unidade”, revela.

O Hospital Regional de Itumbiara foi inaugurado pelo governador Ronaldo Caiado no dia 1º de julho de 2020 com leitos de enfermaria e UTI. A unidade é referência no enfrentamento da Covid-19, recebendo pacientes de todas as regiões do Estado e faz parte da estratégia do Governo de Goiás de levar saúde para mais perto do cidadão goiano.