Heana celebra 19 anos com atendimentos e serviços de excelência

Unidade dispõe de 132 leitos, 51 deles destinados a UTI, 81 a enfermarias, mais 26 pontos de atendimento no pronto-socorro e 5 leitos dia (Foto: Funev)

O Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana) celebrou, na última segunda-feira (05/08), 19 anos de dedicação à saúde pública, desde sua inauguração, em 2005. Desde novembro de 2019, a unidade é gerida pela Fundação Universitária Evangélica (Funev), que tem promovido avanços significativos, consolidando a unidade do Governo de Goiás como pilar essencial no sistema de saúde do estado.

Com infraestrutura moderna, o hospital oferece assistência médica e hospitalar de urgência e emergência, atendendo pacientes diariamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade dispõe de 132 leitos, 51 deles destinados a Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 81 a enfermarias, mais 26 pontos de atendimento no pronto-socorro e 5 leitos dia.

Heana investe na ampliação do acesso à saúde com mais leitos de enfermaria e UTI (Foto: Rainan Pires/Funev)

A unidade conta ainda com um completo serviço de apoio a assistência, por meio de serviços de diagnóstico como:

  • radiografia,
  • tomografia computadorizada,
  • doppler,
  • ultrassonografia,
  • eletrocardiograma,
  • ecodoppler
  • e diversos tipos de exames laboratoriais.

O hospital garante atendimento diversificado e de alta qualidade por meio de especialidades que abrangem áreas como:

  • cirurgia geral,
  • neurocirurgia,
  • ortopedia,
  • cirurgia vascular,
  • bucomaxilofacial,
  • radiologia
  • anestesiologia.

Nos últimos quatro anos, o hospital investiu na ampliação do acesso à saúde, primordialmente de leitos, passando de 62 para 81 leitos de enfermaria e de 18 para 51 leitos de UTI, mas também de serviços e especialidades, como a abertura de procedimentos eletivos, nas áreas de cirurgia geral, urologia, ortopedia, buco maxilo.

Desospitalização

Também o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que auxilia na desospitalização, dando maior conforto e otimizando o tratamento do paciente em domicílio e os serviços de biópsias guiadas por tomografia e ultrassonografia. Essa expansão é uma resposta ao aumento da demanda na Macrorregião Centro-Norte de Goiás, que engloba mais de 60 municípios e uma população de 1,1 milhão de habitantes.

O Heana se prepara para iniciar a realização de colangiopancretografia (CPRE), realização de clipagem de aneurisma cerebral, incluído exame de arteriografia cerebral, e também para implantar a linha de cuidado de AVC, o que representa um marco histórico na trajetória do hospital e de Anápolis.

“Esses avanços são fruto de um trabalho contínuo e dedicado para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população”, afirma João Pedro dos Santos Pereira, diretor executivo da Funev.

“A ampliação dos leitos e a introdução de novos serviços demonstram nosso compromisso em atender às necessidades crescentes da região, que tem sido um dos nossos principais objetivos”, completa.

Todo o serviço prestado trouxe reconhecimento à unidade. Entre as conquistas, destaca-se a obtenção da certificação de Acreditado Pleno Nível 2, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), um reconhecimento do compromisso contínuo com a infraestrutura, qualidade e segurança dos serviços oferecidos aos pacientes.

O Heana também foi reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por sua alta conformidade em segurança do paciente, reforçando seu compromisso com as boas práticas hospitalares.

Informatização

Em busca do aprimoramento dos processos da unidade por meio de informatização, o Heana consolidou o prontuário eletrônico, com implantação do software de gestão estratégica, software de gestão para gerenciamento de equipamentos médico-hospitalares e ativos de infraestrutura, bem como outras soluções, que deram maior agilidade, controle e segurança aos processos.

A unidade participou de projetos como Lean nas Emergências – para redução das superlotações hospitalares; Saúde em nossas Mãos – para redução de infecções relacionadas à assistência à saúde em UTIs, no qual foi destaque nacional; e promoveu o fortalecimento e consolidação da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (OPO/Cihdott), além de ter fortalecido ações de acessibilidade e inclusão.

Para o futuro, seguindo rigoroso plano de sustentabilidade, o Heana conta com um projeto de ampliação tecnológica em consonância com o planejamento estratégico. O plano visa disponibilizar para as áreas assistências recursos que buscam otimizar e informatizar os procedimentos, para garantir um atendimento mais seguro ao usuário.

Os planos incluem, ainda, a aquisição de um novo aparelho de tomógrafo, reforma das UTIs, ampliação das enfermarias, modernização do pronto-socorro e adequação de áreas para os colaboradores, visando aprimorar ainda mais os serviços prestados à população, bem como acolher com maiores diligências os colaboradores da instituição.

No dia 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, além de celebrar aniversário, o Heana homenageou mais de mil colaboradores que, com trabalho dedicado, tornam possível o atendimento de excelência oferecido na unidade.

Saiba mais

Agosto Branco: Saúde alerta sobre riscos do câncer de pulmão

Cremic comemora 38 anos com atividades para saúde da população

Governo apoia assistência domiciliar humanizada em 70 municípios