Hecad completa 2 anos com mais de 244 mil atendimentos

Exposição de telas pintadas pelos pacientes, oficinas de pintura facial e esculturas de balão marcam celebração dos dois anos do Hecad (Foto: Iron Braz e Vitória Caetano)

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) celebrou nesta sexta-feira (22/02) dois anos de inauguração. Idealizado pelo governador Ronaldo Caiado, o Hecad realizou mais de 244 mil atendimentos a crianças e adolescentes de todo o estado e é referência em assistência pediátrica de média e alta complexidade em todo o país.

Secretário estadual de Saúde, Rasível Santos destaca o balanço da unidade no período.

“Esses dois anos devem ser celebrados pelo cuidado e carinho que a equipe dedicou às crianças e adolescentes. Foram mais de 8,8 mil cirurgias pediátricas, 80 mil consultas, 566 mil exames e 17 mil internações. Os números impressionam porque mostram como era imperiosa a necessidade de um hospital como esse”, pontuou.

Hecad

“O Hecad transformou a realidade da pediatria em Goiás. Antes, o Hospital Materno Infantil e o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage, com menos de 50 leitos no total, atendiam a demanda por assistência hospitalar para crianças e adolescentes”, lembrou a diretora-geral da unidade, médica Mônica Costa.

“Hoje o Hecad oferece 146 leitos, ambulatório com 20 especialidades médicas pediátricas, parque de exames laboratoriais e de imagem 24 horas por dia”, destacou.

A programação em comemoração ao aniversário da unidade contou com exposição de telas pintadas pelos pacientes, oficinas de pintura facial e esculturas de balão, além da distribuição de balões personalizados e cupcakes para os pacientes em internação.

“Para além dos números, estamos construindo um legado marcado pela humanização. Temos muito orgulho em transformar o gerir e o cuidar para amparar de forma digna as crianças e adolescentes no momento em que elas mais precisam, cuidando da saúde ao mesmo tempo em que acolhemos sua necessidade de brincar, de aprender, de crescer”, disse a diretora-geral.

Humanização

Além dos tratamentos de saúde, o hospital oferece contação de histórias, oficinas pedagógicas, sessões de cinema e dinâmicas em grupo para tornar mais positiva a experiência dos pequenos em internação. O tempo de jejum pré-operatório é reduzido com a oferta de geladinhos de suco de fruta, para diminuir o desconforto e a ansiedade antes das cirurgias.

O paciente recebe também atendimento educacional, que permite a continuidade da aprendizagem enquanto a criança se recupera, evitando a defasagem quando retorna à escola. O Hecad conta ainda com passeio de carrinho elétrico até a sala de cirurgia, iluminação que simula céu estrelado e tablets para divertir os pequenos durante os exames, procedimentos e internações.

Cirurgias

O hospital realizou 8.845 cirurgias pediátricas ao longo dos dois anos de funcionamento, com marcos importantes para a medicina goiana, como a cirurgia de separação das gêmeas siamesas Valentina e Heloá. Com a implantação do Hecad, a Secretaria Estadual de Saúde também zerou a fila de espera por cirurgias para correção de fissuras labiopalatinas, condição popularmente conhecida como lábio leporino.

“É muito importante que cada etapa do tratamento para reabilitação de pacientes com fissuras seja realizada no tempo correto, para que a criança consiga se alimentar, falar e crescer com saúde e autoestima”, destacou o cirurgião bucomaxilofacial Leonardo Andrade. “Se as cirurgias não são feitas na faixa etária apropriada, a criança pode ter sequelas para toda a vida. Então ter a fila zerada é muito importante nesse caso”, contou o profissional.