Hecad inaugura nova fase no cuidado à saúde de crianças e adolescentes em Goiás

Com atendimento humanizado e estrutura moderna, Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) oferece ambiente acolhedor para pacientes internados, familiares, acompanhantes e profissionais que atuam no local

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), localizado em Goiânia, foi criado para suprir uma demanda que há anos se arrastava, sem solução, em Goiás, a estruturação de um serviço de pediatria que atenda crianças e adolescentes de forma integral, universal e equânime, sendo referência na área. “Fomos transferidas para cá e estou encantada com o atendimento. Aqui é um ótimo hospital, melhor do que particular”, relatou Luzineide da Silva Sousa, de 36 anos, que está com a filha de menos de três meses de idade internada na unidade de saúde.

HECAD 4

Ao inaugurar o Hecad, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), entrega um hospital que vai oferecer o zelo e a dedicação que as novas gerações merecem. Com a missão de impactar vidas, positivamente, a unidade absorve a demanda de pediatria, antes concentrada no Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) que, agora, é destinado, exclusivamente, a atendimentos de neonatologia e obstetrícia, por meio do Hospital Estadual da Mulher (Hemu).

Acompanhante da filha Bárbara, Luzineide foi uma das primeiras mães a chegar ao Hospital Estadual da Criança e do Adolescente. Ela deu à luz, de parto natural, no Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, onde tudo correu bem. Entretanto, dias depois da alta, a recém-nascida apresentou sinais de doença respiratória, e foi encaminhada para o antigo HMI. Lá, ela foi operada e passou um período na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde se recuperou.

HECAD 1

Com a transferência gradativa dos serviços do HMI para o Hecad, mãe e filha foram recebidas na nova unidade, em janeiro deste ano. Luzineide elogiou a equipe que está cuidando da criança e garantiu que o hospital é um presente às mães de Goiás. “Estou satisfeita com o atendimento dos médicos e com a estrutura daqui”. Atualmente, a criança não necessita mais de suporte de oxigênio e recebe uma dieta especial para ganho de peso, para que, em breve, possa receber alta.

Na sexta-feira (4/2), Joaquim, paciente internado no Hecad, foi surpreendido pela família. No dia em que completou 7 anos, a equipe de humanização do hospital permitiu que os pais comemorassem, no local, o aniversário da criança. E a festa foi completa, com bolo, balões, parabéns e abraços apertados. O pequeno seguiu hospitalizado durante o fim de semana e recebeu alta na segunda-feira (7/2).

HECAD 3

Do paciente ao trabalhador

Durante a inauguração do local, o governador Ronaldo Caiado destacou que a qualidade dos aparelhos e equipamentos aliada à capacidade e eficiência da equipe multiprofissional fará do Hecad referência. “Este hospital vai ser uma escola. Aqui, vão vir alunos do Brasil todo, para aprender com vocês”, projetou.

Com o novo hospital, não são somente os pacientes que estão se sentindo acolhidos, o ambiente estruturado e equipado motiva os trabalhadores a exercerem suas funções com excelência. A supervisora de Enfermagem Camila Ribeiro de Amorim faz questão de reforçar a importância da instalação da unidade. “Esse hospital tem cara de criança, e isso traz conforto durante o tratamento. As mães acompanham todo o processo, seja na enfermaria, UTI e até no centro cirúrgico, tornando o atendimento humanizado”, observou.

HECAD 2

Já a gastropediatra do Hecad e presidente da Sociedade Goiana de Pediatria (SGP), Marise Tofoli, pontuou a relevância da unidade especializada no cuidado da saúde da população goiana. “Sou servidora pública da SES-GO há 10 anos e agora vejo a evolução da saúde voltada às crianças e adolescentes, com esse serviço de qualidade”. A médica classificou a inauguração do Hecad como um marco para Goiás. “Agradeço ao governador e a toda gestão da secretaria por alavancar a pediatria no Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado”, parabenizou.