Hospital Estadual de Itumbiara realiza 1ª cirurgia por videolaparoscopia
O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) realizou, nesta quarta-feira (24/07), a primeira cirurgia por videolaparoscopia. O procedimento utiliza pequenas incisões em vez de grandes cortes, o que resulta em menor trauma para o paciente, propiciando uma recuperação mais rápida, reduzindo o tempo de internação hospitalar e permitindo que o paciente retorne às suas atividades normais mais rapidamente.
A realização dessa cirurgia representa um avanço significativo na capacidade técnica e na qualidade dos serviços oferecidos pelo hospital.
A cirurgia realizada foi a colecistectomia, retirada da vesícula biliar, por meio de pequenos orifícios no abdômen, evitando a necessidade de uma incisão cirúrgica de maior porte. A equipe envolvida nesse marco histórico para o HEI foi composta pelos seguintes profissionais:
- os médicos: Túlio Nogueira, Milton Santana e Jander Euqueres,
- as enfermeiras: Narineida de Oliveira e Josicleide Marques,
- atécnica de enfermagem: Nathyelle Cristina,
- o instrumentador: Waliston Moreira
- e os anestesiologistas: Gladinor Alves da Silva e Aldo Bruno Bombonati Casarini.
Para a coordenadora do centro cirúrgico do HEI, Jéssica Ferreira, a introdução da cirurgia por videolaparoscopia na unidade representa de fato um avanço significativo para o tratamento dos pacientes da região.
“Essa técnica cirúrgica minimamente invasiva oferece diversos benefícios, em comparação com cirurgias abertas tradicionais, como menor risco de infecções e perda sanguínea durante o procedimento, que podem impactar positivamente a qualidade do atendimento e a recuperação dos nossos pacientes”, disse.
De acordo com a gestora, a visão ampliada e detalhada proporcionada pelas câmeras de vídeo permite aos cirurgiões realizar procedimentos com maior precisão, o que pode levar a melhores resultados para os pacientes.
Videolaparoscopia
“A videolaparoscopia pode ser usada em uma variedade de procedimentos cirúrgicos, abrangendo áreas como cirurgia geral, urológica, entre outras. Isso aumenta a gama de serviços especializados disponíveis no HEI e possibilita tratamentos mais avançados e eficazes para os pacientes locais”, afirmou.
A chegada da tecnologia de videolaparoscopia ao Hospital de Itumbiara oferece à comunidade local e aos demais pacientes da região, um tratamento mais seguro, eficiente e confortável.
“Espera-se que muitos pacientes sejam beneficiados por essa inovação, melhorando sua experiência e resultados no cuidado cirúrgico”, finalizou Jéssica Ferreira.
Saiba mais
Hospital de Águas Lindas presta quase 6 mil atendimentos no 1º mês de funcionamento
Hugol alerta para cuidados com a saúde do coração
Atendimento domiciliar de saúde do HDS é destaque em congresso mundial