Hospital Estadual de Luziânia envolve pais em parto humanizado

No HEL, parturiente tem apoio do companheiro, em um dos momentos mais sensíveis da vida da mulher (Foto: Hélmiton Prateado)

O Hospital Estadual de Luziânia Vasco do Rosário Melo, no Entorno do Distrito Federal, está fortalecendo o parto humanizado. Para isso, a unidade de saúde do Governo de Goiás implementou uma política de participação de pais e companheiros nos partos naturais.

Os acompanhantes amparam as mulheres em trabalho de parto e imprimem nova dinâmica na assistência às parturientes. De acordo com a gerente assistencial Ana Carolina Garcia, a medida oferece mais conforto e acolhimento para as mulheres.

“Esse é um dos momentos mais difíceis na vida de uma mulher. O parto é o instante em que ela se desdobra em esforços e passa muitas dores para dar à luz seu bebê. Garantir amparo e suporte psicológico é de fundamental importância. Garantir isso significa a aplicação de todos os conceitos de humanização da saúde na prática”, explica.

As equipes multiprofissionais do HEL mantêm constante contato com as famílias de parturientes, para avaliar se algum pai, marido, companheiro ou mesmo familiar acompanha o trabalho de pré-parto das mães.

Inaugurada em 2022, a unidade tem três salas de pré-parto para nascimentos naturais. O centro obstétrico do hospital conta ainda com diversos dispositivos que facilitam o parto, como bolas grandes de material flexível para as parturientes fazerem as manobras indicadas pelos obstetras, estruturas de madeira para alongamento e alças de suporte para facilitar essas atividades.

“Queremos que as mães se sintam acolhidas e bem assistidas para seu instante de maternidade, que é único e revestido de profundo sentimento e significado”, diz Ana Carolina.