Retalhos viram cobertores para pessoas em situação de rua

Reconhecer práticas sustentáveis que melhoram a vida da população é o principal objetivo do Prêmio Goiás Sustentável, realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad). As inscrições para o prêmio deste ano vão até 14 de maio.
Em 2024, o projeto Colcha de Retalhos venceu a categoria Atividade Empresarial ao transformar retalhos em cobertores para pessoas em situação de rua.
Nascida no ano passado, a iniciativa faz parte do Clube de Costura, projeto institucional do Grupo Mega Moda, localizado na Região da 44, em Goiânia. Mais do que uma solução para o descarte têxtil, o projeto aposta na costura como meio de mobilização social, se baseando em três pilares: social, ambiental e comunitário.
Com os retalhos disponibilizados por lojistas confeccionistas, voluntários produzem pelo menos 100 colchas para distribuição para pessoas em situação de rua durante o inverno. Assim, é feito o reaproveitamento de resíduos têxteis, combatendo o desperdício na indústria da moda e, ainda, promove-se conforto e dignidade para comunidades vulneráveis.
“Essa atenção dada pela Semad a práticas sociais e sustentáveis de empresas, comunidades e instituições públicas, contribui para que surjam cada vez mais projetos concretos voltados para sociedade e o meio ambiente”, celebrou a gerente do Clube de Costura, Rogélia Pinheiro, ao receber o Prêmio Goiás Sustentável.
Na ocasião, a premiação destacou a capacidade da iniciativa de reduzir o descarte têxtil e de fomentar práticas cidadãs no setor de moda popular.
Inscrições ao Prêmio Goiás Sustentável
As inscrições para o Prêmio Goiás Sustentável deste ano já estão abertas e vão até 14 de maio. Para participar, basta preencher o formulário que está disponível no site www.goias.gov.br/meioambiente/goias-sustentavel.
Entre os itens obrigatórios está o envio dos documentos e de um vídeo de um minuto, apresentando o projeto ou ação.
Nesta edição, o prêmio vai destacar práticas que promovam uma integração harmoniosa entre os interesses humanos e a proteção do meio ambiente. Para concorrer, o projeto deve ter sido realizado em território goiano, com início ou desenvolvimento em 2019.
São sete categorias: Inovação; Ciências e Educação; Sociobiodiversidade; Atividade Rural; Atividade Empresarial; Políticas Públicas, Instituição Pública; Terceiro Setor; Imprensa; Estudante e Ações pelo Clima.
A divulgação dos finalistas será feita no dia 21 de maio. Já a premiação ocorrerá no dia 4 de junho, durante a programação da Semana do Meio Ambiente, na casa de eventos Memoratto, em Goiânia.