Jornalista Eva Taucci dá exemplo em luta contra o câncer

O programa O Mundo em sua Casa desta quinta-feira (7) contou com a participação especial de Eva Taucci, no estúdio dois da TV Brasil Central. A jornalista, que deixou o programa há dois anos, fez a apresentação das notícias por um dia, a convite do presidente da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Júnior, e da equipe do programa.

Eva está passando por um tratamento contra o câncer e se tornou exemplo, nas redes sociais, para outras pessoas que enfrentam a doença, por causa de sua força e positividade.

“Convidei a Eva para apresentar O Mundo em Sua Casa para que contasse sua luta pela vida e sirva de inspiração a milhares de pessoas. A Eva é um exemplo de força e superação”, disse o presidente da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Júnior.

Jornalista Eva Taucci

O programa é transmitido também pelo canal do YouTube da TV Brasil Central. A edição desta quinta-feira (8), durante o horário de exibição (das 7h30 às 9 horas), registrou 987 visualizações na plataforma de compartilhamento de vídeos, com picos de 105 simultâneos, e muitas mensagens de incentivo a Eva Taucci.

“Hoje é um dia realmente muito especial para mim. A TBC é minha casa, me sinto feliz de ter recebido esse convite para apresentar o jornal hoje”, disse. Ela contou que está passando por uma luta pessoal, no tratamento do câncer.

“Queria pedir licença para vocês, para poder representar aqui os pacientes que lutam com essa doença, que são julgados. Eu quero dizer que isso não é uma sentença de morte. Quando a gente recebe um diagnóstico de câncer, é uma luta pela vida”, afirmou emocionada.

A jornalista confessou que estava usando uma peruca, pois teve de raspar a cabeça diante da queda do cabelo, um dos efeitos do tratamento quimioterápico. Durante seu depoimento ao vivo, no programa, desejou que o hospital CORA, que está sendo construído pelo governador Ronaldo Caiado, seja uma referência no tratamento oncológico.

“Infelizmente, o tratamento oncológico no Brasil ainda é um pouco precário. Faço um apelo aqui para que a Saúde olhe mais para os pacientes oncológicos, para que a sociedade respeite mais o paciente, que não olhe para ele com pena, como uma sentença de morte. Pelo contrário, a gente quer viver, a gente quer lutar”, ressaltou.

Sem peruca

Eva Taucci agradeceu aos colegas do estúdio da TV Brasil Central, porque todos portavam máscaras nos rostos para que ela pudesse apresentar o programa, já que no momento ela é uma paciente imunodeprimida.

Depois, pediu licença para tirar a peruca e continuou a apresentar o jornal sem o acessório, pois estava na situação de paciente oncológica.

”Quero mostrar que sou capaz de apresentar esse jornal, apesar de estar doente. Vou continuar, vou limpar as lágrimas”, e seguiu seu trabalho.

Reportagem especial

No final de O Mundo em Sua Casa, foi exibida uma reportagem especial com a chamada Tratamento oncológico pode ser enfrentado com alto astral. O repórter Pedro Henrique Rabelo mostrou o trabalho da cabeleireira Marlene Xavier, que confecciona perucas para mulheres que passam por tratamento contra o câncer e também faz doação para aquelas que não têm condições de comprar o acessório. Segundo ela, o cabelo é importante para a autoestima da mulher.

A reportagem contou também como a jornalista Eva Taucci tem convivido com o tratamento contra o câncer, apresentando o cotidiano dela no perfil no Instagram, e que a positividade diante da doença faz toda a diferença no tratamento.

A psicóloga Jaqueline Amaral ressaltou que, durante o tratamento do câncer, a autoestima é fundamental. Disse ainda que, nesse sentido, o importante não é falar em como vencer (o câncer), “mas em como conviver e ressignificar a vida durante um processo de adoecimento’”, destacou.

Nesse contexto, a jornalista Eva Taucci está usando seu poder de comunicação para ressignificar a doença e ajudar outras pessoas que passam pela mesma situação.