Mostra de Talentos do GoiásTec destaca criatividade e inclusão de estudantes
No início de dezembro, o programa GoiásTec promoveu a Mostra de Talentos 2024 nas escolas do ensino mediado da rede estadual de Goiás.
O evento, organizado de forma autônoma por cada unidade escolar, destacou a criatividade e a expressão artística dos estudantes do ensino fundamental e médio, com ênfase em temáticas antirracistas e na promoção da inclusão e diversidade.
Durante o segundo semestre de 2024, os alunos participaram de atividades voltadas para a produção de fotografias e curtas-metragens que abordaram questões relacionadas ao combate ao racismo.
Os estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio exploraram técnicas fotográficas como composição, iluminação e ângulos, enquanto os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio produziram curtas-metragens de até cinco minutos, aprofundando-se em roteiros, filmagens e edições.
As produções finais foram apresentadas durante a Mostra, que também contou com exposições interativas e exibições cinematográficas. O projeto ainda proporcionou uma experiência prática com o apoio dos cineastas Erik Ely e Oscar Juliano, formados pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).
A dupla auxiliou os estudantes no desenvolvimento das produções audiovisuais por meio de videoaulas. Essa parceria foi essencial para estimular habilidades como criatividade, senso crítico e trabalho em equipe, enquanto os participantes refletiam sobre a importância da inclusão e diversidade no ambiente escolar.
Tecnologia na Educação
A Mostra de Talentos 2024 do programa GoiasTec também evidenciou iniciativas interdisciplinares como o Projeto de Leitura e Interculturalidade Educacional, além de atividades científicas que destacaram a contribuição de cientistas negros e discutiram também o racismo ambiental.
O programa GoiásTec foi implantado pela Seduc-GO em 2020 com o objetivo de ampliar as oportunidades para que os jovens concluíssem a educação básica, levando Educação de qualidade aos estudantes de comunidades distantes e de áreas de difícil acesso.
Utilizando tecnologias de informação e comunicação, o programa assegura que esses alunos possam ter acesso ao ensino médio, promovendo não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento de valores sociais essenciais.
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