Museu Pedro Ludovico soma mais de 5 mil visitantes em 2025

Museu Pedro Ludovico, gerido pela Secult Goiás, encerrou 2025 com saldo expressivo, contabilizando mais de 5 mil visitantes até final de setembro (Fotos: Secult-GO)

O Museu Pedro Ludovico, gerido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), encerrou 2025 com um saldo expressivo, contabilizando mais de 5 mil visitantes até o final de setembro. A exposição permanente do acervo registrou uma média mensal de 561 visitas nos meses de funcionamento regular, de janeiro a setembro do ano passado.

O espaço deu uma pausa nas visitações a partir do dia 1º de outubro, data em que tiveram início as obras de revitalização da unidade. A intervenção contempla manutenções, reparos e adequações simples nas áreas internas e externas da antiga residência do fundador da capital, Pedro Ludovico Teixeira.

Ainda no primeiro semestre, em março, foi realizada uma poda de limpeza das árvores na área interna do Museu. A ação contou com autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), e executada em conjunto pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Equatorial Goiás e Corpo de Bombeiros Militar de Goiás.

Museu Pedro Ludovico soma mais de 5 mil visitantes em 2025
Espaço passa por revitalização com previsão de conclusão das obras para primeiro trimestre de 2026, assegurando continuidade das atividades com experiência cultural ainda mais qualificada para o público (Fotos: Secult-GO)

Ações culturais

De 12 a 18 de maio, o Museu promoveu atividades integradas à 23ª Semana Nacional de Museus. A unidade sediou a abertura oficial da programação da Secult Goiás, com a inauguração do Laboratório de Conservação de Acervo do Museu Pedro Ludovico e a palestra Os Museus e os Impactos das Novas Tecnologias em um Mundo em Rápida Transformação”.

O encerramento também ocorreu no Museu, com uma edição especial do Café com Pedro e a roda de conversa Ferro, Fala e Memória: a História que os Objetos não Contam Sozinhos.

Em setembro, a unidade foi ponto de encontro da Caminhada Fotográfica Wiki. O evento incluiu um percurso pelo centro da cidade, coffee-break na unidade e uma oficina de envio de fotografias para a plataforma digital Wikimedia.

A iniciativa possibilitou que os participantes concorressem ao Wiki Loves Monuments, considerado o maior concurso fotográfico do mundo, com premiações nacionais e internacionais.

Outra atividade formativa realizada no espaço foi o workshop audiovisual sobre o documentário Dona Gercina Borges – Mãe dos Pobres, que contou com a exibição de um vídeo making of do filme e entrega de certificados.

Museu Pedro Ludovico soma mais de 5 mil visitantes em 2025
Exposição permanente do acervo registrou média mensal de 561 visitas nos meses de funcionamento regular, de janeiro a setembro de 2025 (Fotos: Secult-GO)

Ampliação do acervo

Em outubro de 2025, o Museu Pedro Ludovico recebeu uma doação do professor doutor Bento Fleury, que cedeu parte do acervo pertencente à intelectual Amália Hermano Teixeira. Os materiais incluem livros, recortes de jornais e documentos relacionados a Pedro Ludovico e à fundação de Goiânia.

A entrega contou com a presença de uma turma do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em visita técnica ao Laboratório de Conservação de Acervos do Museu.

Revitalização

Após o início das obras simplificadas, o Museu promoveu uma atividade de canteiro aberto, recebendo alunos do Colégio Logosófico, que puderam acompanhar de perto o andamento das atualizações no espaço.

A previsão é que a intervenção seja concluída no primeiro trimestre de 2026, assegurando a continuidade das atividades do Museu com uma experiência cultural ainda mais qualificada para o público.

Saiba mais

Estado investe R$ 18 mi nos espaços históricos da Praça Cívica

Gibiteca Jorge Braga encerra 2025 com 9 mil atendimentos

Exposições, eventos e ações educativas levam mais de 5 mil visitantes ao MIS