Operação Tempestade atua durante o período chuvoso em Goiás

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás executa a Operação Tempestade 2022/2023. As ações visam reduzir o impacto e prejuízos causados pelas enchentes, inundações, alagamentos e outras ocorrências nos municípios goianos durante o período chuvoso. Já nas primeiras chuvas, a grande Goiânia e Anápolis registraram afogamentos, quedas de energia e outros estragos após um intenso temporal.

Durante o lançamento, no Parque Flamboyant, em Goiânia, foram apresentados materiais e equipamentos utilizados pelos bombeiros na operação, além das estratégias traçadas para enfrentar o período das chuvas com segurança.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período de maior precipitação no território goiano ocorre de outubro a março, sendo de novembro a janeiro, os meses de maior concentração das chuvas intensas e prolongadas, contexto em que ocorrem os principais fenômenos de desastres naturais, gerando perdas humanas e materiais.

É importante ressaltar o papel da sala de situação montada na Defesa Civil, que realiza monitoramento em tempo real das chuvas, que influencia nas tomadas de decisões do comando da operação. A ideia é facilitar a rápida mobilização e resposta das equipes em todo Estado de Goiás em situações de desastre.

Os bombeiros militares foram treinados para atender ocorrências de alagamentos, enxurradas e inundações com mais celeridade que o trabalho usualmente requer. As viaturas contam também com equipamentos específicos para salvamento em águas rápidas.