HCN adota pet terapia no tratamento de pacientes

Pets do Gigante do Norte levam carinho e bem-estar a pacientes internados e seus acompanhantes (Foto: Victor Weber)

A Terapia Assistida por Animais (TAA), mais conhecida como pet terapia, é um método de intervenção terapêutica que consiste em tratamentos realizados com apoio de animais treinados. Estudos comprovam que a terapia com animais influencia positivamente em aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos dos pacientes. 

Referência em atendimento humanizado, o Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do Governo de Goás no município do Uruaçu, proporciona sessões de pet terapia aos pacientes em tratamento na unidade. O projeto conta com o apoio dos profissionais da equipe multidisciplinar do Gigante do Norte.

Benefícios da pet terapia

Segundo estudo publicado na Revista de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), os pacientes que foram submetidos à companhia de cachorros durante o tratamento da pressão alta tiveram resultados extremamente positivos, uma vez que os animais desencadeiam a sensação de bem-estar, saúde emocional e física.

São inúmeros os benefícios da Pet Terapia, seja qual for o motivo da internação do paciente. De acordo com a terapeuta ocupacional Joilma Rodrigues, o projeto tem como principal intuito tornar o ambiente hospitalar um local mais acolhedor, trazer mais humanização ao tratamento dos pacientes e, consequentemente, minimizar os efeitos negativos que uma hospitalização pode trazer.

“As visitas são sempre únicas e envolvem muita afetividade, troca de carícias e estímulos sensoriais aos pacientes. Além de favorecer o processo de recuperação de pessoas internadas, a presença dos pets pode melhorar o humor e bem-estar, reduzir a ansiedade e ajudar a encurtar a duração da internação”, completa a terapeuta ocupacional.

Pet Terapia

A Pet Terapia do HCN conta com quatro cães com perfil comportamental para o desenvolvimento desse tipo de atividade: Otto, Maria-Pinga, Nescau e Cacau.

Treinados para esse tipo de sessão, os pets levam sempre muita alegria e muito carinho para os pacientes, acompanhantes e colaboradores do Gigante do Norte, enquanto promovem também um momento de descontração.

Os atendimentos são realizados em duplas e mudam a rotina das alas que são visitadas, despertando sorrisos entre os corredores do hospital. A presença dos animais leva ainda mais conforto e positividade para pacientes, familiares, visitantes e profissionais da unidade.

A aproximação, o toque e o carinho são absorvidos como um sinal de esperança para a superação das lesões físicas e psicológicas daqueles que estão em tratamento.

As sessões de Pet Terapia do HCN são realizadas seguindo todos os protocolos para garantir a segurança e a integridade dos pacientes e dos animais.

Para a organização e segurança dos atendimentos, além de contar com protocolos que são seguidos rigorosamente, o projeto é monitorado pela comissão do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade.