Inova Export facilita contratos internacionais de startups
O Programa Inova Export tem facilitado o fechamento de contratos internacionais por parte de startups e empresas de base tecnológica goianas. É o caso da Acqua Ambiental, startup especializada em fornecer software integrado para gestão e rastreabilidade de resíduos, que firmou parceria com a Green Mind, empresa chilena que presta serviços de consultoria em gestão de sustentabilidade e ação climática.
O contrato foi firmado após incubação no Inova Export, programa estratégico coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFG (Face/UFG), que fez três missões internacionais no segundo semestre de 2023, levando 18 startups e empresas de base tecnológica para Bolívia, Chile e Colômbia.
Inova Export
“Este contrato representa o primeiro passo em direção a uma expansão global ambiciosa para a Acqua. Vemos esse acordo com a Green Mind como o ponto de partida para uma presença internacional mais ampla, começando pela América Latina e avançando. Este contrato internacional não apenas impulsiona o crescimento da Acqua, mas também demonstra o potencial das parcerias estratégicas e do apoio governamental para a internacionalização de startups brasileiras, contribuindo assim para um futuro mais sustentável em escala global”, diz Frederico Cardoso, CEO da Acqua Ambiental.
Titular da Secti, José Frederico Lyra Netto ressalta o compromisso da pasta em fornecer soluções tecnológicas de ponta para que negócios goianos alcancem o mercado internacional. “Este é um exemplo do potencial das iniciativas de apoio ao empreendedorismo e inovação em Goiás com foco, também, na internacionalização”, frisa.
Durante a primeira edição do Inova Export, as 18 startups e empresas passaram por nove etapas de seleção e qualificação para prepará-las para a expansão de suas atuações no mercado externo.
O Inova Export visa a elaboração de um modelo de inteligência comercial e incubação de empreendimentos inovadores com potencial exportador. Com o objetivo de gerar novas tecnologias ou aperfeiçoar técnicas já existentes para empresas, o programa engloba apoio técnico-científico às startups para que adequem os produtos/serviços a fim de atingir o mercado internacional.