Mais Empregos encaminha mais de 80 mil pessoas para entrevistas em 2022

Equipes do programa Mais Empregos atendem população durante Feirão do Emprego, na Praça Cívica, em Goiânia (Foto: Secretaria da Retomada)

A Secretaria da Retomada, via Programa Mais Empregos, encaminhou 80.264 pessoas para entrevistas de emprego em 2022. O número superou em 28% o resultado de 2021, quando a iniciativa atendeu 62.876 pessoas.

A pasta, criada em outubro de 2020 durante a pandemia da Covid-19, tem o objetivo de aliar desenvolvimento econômico e avanço social, com geração de emprego e renda e qualificação profissional.

Ao todo, 9.145 trabalhadores que procuraram os postos de atendimentos instalados em 98 municípios, seja em parceria com o Vapt Vupt ou com as prefeituras, foram empregados com o auxílio da Retomada em 2022. O índice representa um crescimento de 24% em relação aos dados de 2021, quando 7.361 pessoas tiveram a carteira assinada por meio do programa.

Programa Mais Empregos

O Programa Mais Empregos faz a intermediação entre as pessoas que estão em busca de emprego e as empresas, indústrias e comércios que têm vagas de trabalho disponíveis. Depois de uma breve triagem, são selecionados perfis de acordo com as vagas de interesse.

Ao ser atendido pela equipe da Retomada, o trabalhador sai com a entrevista agendada e com a carta de encaminhamento em mãos. O secretário da Retomada, César Moura, ressalta que o programa une as oportunidades oferecidas pelas empresas com as demandas do mercado.

“Aliar oferta de cursos gratuitos profissionalizantes dos Colégios Tecnológicos de Goiás com vagas de trabalho resultou em queda do desemprego, que não chegava a índices tão baixos desde 2015”, avalia.

Dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho, apontam uma taxa de desocupação de 6,1% em Goiás no terceiro trimestre de 2022, a menor no mercado de trabalho desde 2015. De julho a setembro do ano passado, a taxa de desocupação caiu 3,9 pontos percentuais, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Programa Mais Empregos aumenta oferta de vagas em 1.100%