Projeto Cuidar e Mover promove ações de saúde e bem-estar a pacientes do Hetrin
Promover a saúde e o bem-estar dos pacientes internados são objetivos do projeto Cuidar e Mover, desenvolvido pela equipe multidisciplinar do Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do Governo de Goiás.
A iniciativa visa proporcionar momentos de interação e lazer fora do ambiente do leito, promovendo experiências que contribuem para a saúde física e mental dos pacientes durante o período da internação, com o objetivo de facilitar a recuperação mais rápida e saudável.
Para Thaís Ribeiro, terapeuta ocupacional e integrante do projeto, o cuidado com a saúde física e mental por meio das atividades externas gera nos pacientes uma sensação de capacidade, segurança e bem-estar, levando muitos a apresentarem uma melhora significativa no quadro clínico.
Com essas ações, a equipe atende às necessidades emocionais e físicas de pacientes de curta e longa permanência, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor e terapêutico.
Os pacientes participam de atividades que incentivam a integração social e estimulam habilidades motoras e cognitivas. A equipe multidisciplinar que coordena o projeto, composta por profissionais de enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, assegura todo o suporte necessário para a participação dos pacientes com segurança e conforto.
Inclusão e Confraternização
A equipe promove diversas ações envolvendo pacientes internados em diferentes setores do hospital. Thaís Ribeiro destaca, por exemplo, o sucesso de um recente jogo de bingo.
“Contamos com a adesão da maior parte dos pacientes, incluímos aqueles da clínica médica, clínica cirúrgica e até alguns da UTI, que conseguiram participar. Nosso objetivo é proporcionar um momento de confraternização e bem-estar para esses pacientes internados”, pontua.
O projeto também proporciona um momento de descontração durante o período de internação, como relata a paciente da clínica médica, Sebastiana de Souza.
“Gostei muito da iniciativa. Esta já é a terceira ação do projeto de que participo aqui no hospital e tem sido uma experiência muito legal. Estou internada há 36 dias, então foi ótimo sair do quarto, interagir com outros pacientes e vivenciar algo diferente. Gostei bastante”, destaca.
Para o Hetrin, iniciativas como o projeto Cuidar e Mover são fundamentais para promover um atendimento humanizado que ofereça aos pacientes, além do tratamento médico, suporte emocional durante a internação, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor.
Saiba mais
Novo pronto-socorro do Hetrin realiza mais de 19 mil atendimentos em 3 meses
Hetrin alerta sobre riscos do uso de suplementos vitamínicos sem orientação
Hetrin conclui mutirão de cirurgias eletivas com tecnologia inovadora no SUS