Saneago recebe Prêmio Lúcio Costa, concedido pela Câmara dos Deputados

Saneago recebeu, nesta quarta-feira (25), o 8º Prêmio Lúcio Costa, um dos mais importantes concedidos pela Câmara dos Deputados (Foto: Saneago)

A Saneago recebeu, nesta quarta-feira (25), o 8º Prêmio Lúcio Costa, um dos mais importantes concedidos pela Câmara dos Deputados. A premiação, realizada em Brasília, foi entregue a sete entidades e personalidades que promoveram avanços nacionais nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação.

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, destacou “o exemplo da Saneago e da equipe” na prestação de serviços públicos de saneamento com qualidade. E finalizou parabenizando a todos da Companhia.

Perdas na distribuição

O Prêmio é anual e tem se consolidado como um importante estímulo para trabalhos, ações e programas inovadores. Neste sentido, a Saneago é referência nacional no combate às perdas de água na distribuição, registrando apenas 25,5% no quesito – sendo a única companhia estadual com índice inferior a 30%.

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), a média nacional é de 40% de perdas. Vale destacar que Goiânia é a melhor colocada no ranking das capitais brasileiras, com menos de 16%, de acordo com a mais recente atualização. Estes números positivos são comparáveis a grandes referências europeias e asiáticas.

O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, frisou que estes bons números são resultado de “muito investimento, técnica e profissionalismo”. E explicou ainda que para alcançá-los, “os funcionários e a alta administração precisam buscar essas metas todo dia”. Menos água perdida na distribuição significa mais água na torneira da população e isso é fundamental, especialmente para garantir o abastecimento com regularidade nos períodos de estiagem.

Saneago
Referência nacional no combate às perdas de água na distribuição, registrando apenas 25,5% no quesito, a Saneago é a única companhia estadual com índice de perdas inferior a 30% (Foto: Secom-GO)

Universalização

Um dos destaques responsáveis pela premiação da Saneago foi também que o serviço de esgotamento sanitário alcançou mais 940 mil pessoas em Goiás, nos últimos quatro anos e meio. Desde 2019, a Saneago expandiu o sistema em 12 pontos percentuais, saindo de 60% para 72% de atendimento com esgoto – acima da média nacional no quesito, que é de 56%. Nos municípios atendidos pela Saneago, hoje já são 4,4 milhões de pessoas beneficiadas. “É um trabalho forte para a universalização”, nas palavras do presidente da Saneago.

Nos municípios atendidos pela Saneago, o índice de atendimento urbano com água tratada atinge 97,97% – são mais de 6 milhões de pessoas atendidas. Tudo isso demonstra que o compromisso da Companhia é para que os serviços, com qualidade e regularidade, cheguem com rapidez a todos, sem distinção – dos menores municípios e regiões mais afastadas aos grandes centros urbanos.  “Este é um olhar nosso, um olhar para todos. Quando a gente faz um serviço é para as pessoas. E é um serviço essencial, dia a dia, 24 horas por dia”, finalizou Soavinski.

Saneago distribui água mineral na Praça Cívica, nas manhãs de domingo

Confira aqui a entrega do prêmio