Saúde leva prevenção contra tracoma aos municípios

Profissional de saúde avaliam crianças durante ação contra tracoma em Cristalina. Quase sempre, a doença afeta ambos os olhos (Foto: SES)

Mais de 2,6 mil crianças participaram, em março e abril deste ano, das ações de prevenção e controle do tracoma em creches e escolas dos municípios de São Domingos, Cristalina, Matrinchã e Itapirapuã, fruto da parceria entre municípios e o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO). Nesta semana, a ação é realizada em Caldas Novas.

Tracoma é uma inflamação ocular e principal causa de cegueira evitável no mundo, responsável danos visuais em 1,9 milhão de pessoas, das quais 450 mil apresentam cegueira irreversível. A ação garantiu atendimento, nos meses de fevereiro e março deste ano, para 2.616 crianças na faixa etária de 1 a 9 anos, nas quais foi detectado um caso positivo para tracoma.

Tracoma

Além da prevenção e controle do tracoma, são desenvolvidas atividades de educação em saúde, tais como lavagem facial e das mãos e orientações sobre medidas de prevenção da doença. Ação é articulada entre a Coordenação Estadual de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica da SES-GO, Atenção Básica Municipal e Secretarias de Educação dos municípios

O coordenador de Zoonoses da SES-GO, Fabrício Augusto de Sousa, explica que o monitoramento é permanente.

“Assim que a ação é realiza em um município, já definimos qual será o próximo. As ações de prevenção e controle, bem como o monitoramento, são ações permanentes da Suvisa em parceria com as prefeituras”, explica.

Conjuntivite

O tracoma é uma conjuntivite causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que ocorre em áreas de maior concentração de pobreza, deficientes condições de saneamento básico e acesso à água. Em Goiás, a infecção é monitorada em 18 municípios prioritários, segundo critérios do Ministério da Saúde, pela SES-GO, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa).

Quase sempre, o tracoma afeta ambos os olhos. Os sintomas começam com leve coceira e irritação nos olhos e nas pálpebras, que podem progredir para visão turva e dor nos olhos. O acesso à água potável e a melhora do saneamento são fundamentais para a prevenção da doença.