Sinaliza Goiás chega a 16 municípios do Entorno do DF na 1ª etapa

Governador Ronaldo Caiado durante o lançamento do Sinaliza Goiás, na semana passada: “Até o fim do nosso mandato, todos os 246 municípios estarão 100% atendidos pelo programa” (Foto: Wesley Costa)

O Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), chega, nesta segunda-feira (10/05), a Novo Gama, o primeiro dos 16 municípios da região do Entorno de Brasília que vão receber os benefícios do programa Sinaliza Goiás. Lançado na semana passada, o programa vai investir mais de R$ 12 milhões para levar sinalização horizontal e vertical a 127 municípios goianos, na primeira etapa.

Ao todo, o programa Sinaliza Goiás vai contemplar os municípios com 30 mil unidades de placas e mais de 300 mil metros quadrados de sinalização horizontal. No lançamento do programa, o governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância de levar a sinalização para os municípios que mais necessitam. “Ao colocar uma faixa na porta de uma escola, hospital, em um cruzamento, cria-se uma cultura para as pessoas entenderem o quanto é importante respeitar aqueles locais. Isso salva vidas”, destacou o governador. “Até o final do nosso mandato, em 2022, todos os 246 municípios estarão 100% atendidos na sinalização de trânsito”, informou.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que a sinalização é uma atribuição do município. Porém, em dificuldades devido à pandemia de Covid-19, poucas cidades estão com capacidade adequada de investimento.  O presidente do Detran, Marcos Roberto Silva, explicou que o programa é uma forma de suprir as necessidades. “O Governo de Goiás mostra-se sensível às causas do trânsito e às dificuldades encontradas pelos prefeitos, sobretudo, nessa época de pandemia”, afirmou.

Nos próximos dias, Luziânia, Valparaíso e Cidade Ocidental também já irão receber as equipes do Detran-GO para a realização de estudos técnicos, plano e execução de sinalização horizontal (faixas de pedestre, retenção e outras) e vertical (placas) em áreas urbanas. Todos os demais lotes, que abrangem as outras regiões do Estado, começam a executar as obras de sinalização nesta semana.

Dos 127 municípios atendidos na primeira etapa do Sinaliza Goiás, 58 serão contemplados com materiais de sinalização viária. O Detran-GO vai adquirir 14.140 placas de sinalização vertical e executar 144.390 metros de sinalização horizontal. Os outros 69 municípios serão atendidos por empresas terceirizadas. Elas devem receber 15.630 placas e 157.350 metros quadrados de sinalização horizontal.

O trabalho de sinalização implantado pelo Detran-GO tem como pilar o plano de circulação para diminuir pontos de conflitos; adequar a velocidade dos condutores à segurança da via; e aumentar a visibilidade e fluidez nos cruzamentos. Além de locais de grande fluxo e altos índices de acidentes, as equipes de engenharia de tráfego priorizam as imediações de escolas, visando oferecer melhores condições de travessias.