Voluntário conquista todas as carteirinhas de Doador Destaque

Valdivino Luz mostra carteirinhas da Rede Hemo: doações ajudaram a salvar mais de 39 vidas (Foto: Suzana Meira)

Nos últimos quatro anos, o voluntário Valdivino Eterno Silveira Vasconcelos Luz, de 22 anos, já ajudou a salvar mais de 39 vidas com doações regulares de sangue e plaquetas. Ao todo, ele realizou 24 doações, ao longo desse período, que renderam ao jovem todas as carteirinhas do projeto Doador Destaque, nas categorias Vermelha, Bronze, Prata e Ouro.

Essa iniciativa é um reconhecimento do Governo de Goiás aos doadores que ajudam a manter os estoques das 223 unidades de saúde atendidas pela Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) em todo o estado.

Valdivino conta que iniciou as doações em 2021, para ajudar o avô que necessitava de bolsas de sangue, após um acidente. Ele comenta também que, em sua terceira doação, a equipe do Hemocentro percebeu seu potencial para se tornar um doador de plaquetas.

“Os profissionais que me atenderam explicaram sobre a importância desse tipo de doação, o tempo de vencimento das plaquetas, que é muito rápido, e a necessidade de reposição nos estoques. Desde então, a doação faz parte da minha rotina. A cada duas semanas, estou no Hemocentro e, quando fico impossibilitado de doar, seja por motivo de doença ou outros imprevistos, sinto que estou faltando com minhas obrigações e tento marcar para retornar à unidade o mais rápido possível.”

Valdivino comenta ainda que, devido ao tempo que passa no Hemocentro, aprendeu informações novas e relevantes durante as conversas com os profissionais de saúde que realizam o atendimento aos doadores.

“Conversando com a equipe, descobri que tipo de doenças acometem as pessoas que recebem transfusões de plaquetas. Vítimas de acidentes, pessoas com leucemia e até dengue”, relatou.

“São enfermidades que prejudicam fisicamente e psicologicamente, e saber que posso ajudar a amenizar essa situação me traz um ótimo sentimento. Sou doador, candidato a doação de medula óssea também, além de propagador da ideia. Espero que, com meu depoimento, mais pessoas vejam a importância da doação. Separar um tempinho do seu dia pode trazer anos de vida para outra pessoa”, defende.

Quem pode doar plaquetas?

• Ter idade entre 18 e 69 anos.
  • Pesar mais de 65 quilos.
  • Ter realizado pelo menos uma doação de sangue recentemente em uma unidade da Rede Hemo.
  • Ter acesso venoso calibroso (veia grossa).
  • Estar em boas condições de saúde.
  • Não fazer uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e anti-inflamatórios.
  • Estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos.

Observações: Somente mulheres nuligestas (que nunca engravidaram) podem doar plaquetas.
O intervalo mínimo entre duas plaquetaféreses em um doador é de 48 horas, podendo o mesmo doador realizar doações, no máximo, quatro vezes por mês, e 24 vezes por ano.

Doador Destaque

O Projeto Doador Destaque é um reconhecimento do Governo do Estado de Goiás aos doadores regulares de sangue, que recebem da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) a Carteira do Doador, nas categorias Vermelha, Bronze, Prata e Ouro, mediante cumprimento dos critérios estabelecidos abaixo.

A Carteira do Doador, válida para doações realizadas a partir de 15 de junho de 2022, é de uso pessoal e intransferível, e é emitida a partir da terceira doação de sangue. Foram estabelecidas as categorias vermelha, prata, bronze e ouro de doadores de sangue, obedecendo-se o número de doações realizadas, conforme se segue:

• Categoria Vermelha: concedida aos doadores de sangue que realizarem de três a dez doações de sangue.
  • Categoria Bronze: concedida aos doadores de sangue que realizarem de 11 a 15 doações de sangue.
  • Categoria Prata: concedida aos doadores de sangue que realizarem de 16 a 20 doações de sangue.
  • Categoria Ouro: será concedida aos doadores de sangue que realizarem acima de 20 doações de sangue.

A oferta de benefícios aos doadores de sangue portadores da Carteira do Doador deverá atender aos critérios estabelecidos pelos órgãos governamentais e entidades da sociedade civil concedentes, não tendo a Rede Hemo nenhuma responsabilidade por essa concessão,

.