Na China, Gracinha Caiado destaca redução da pobreza em Goiás

Políticas sociais emancipadoras são destaque em palestra proferida pela primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, em Xangai, na China (Fotos: Júnior Guimarães)

No segundo dia de agenda oficial na China, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, acompanhada pelo governador Ronaldo Caiado, foi palestrante no Seminário do Desenvolvimento da Era BRICS, nesta segunda-feira (06/11), em Xangai. Na ocasião, lideranças compartilharam experiências no combate às desigualdades.

“O caminho para a verdadeira superação da pobreza deve ser trilhado com responsabilidade e construído a muitas mãos”, ressaltou ela.

Redução da pobreza

Participaram do evento empresários e lideranças brasileiras e asiáticas. Gracinha apresentou um resumo das políticas públicas de Goiás, que obteve o menor percentual de pessoas em extrema pobreza dos últimos sete anos. “Goiás tem avançado, apresentou uma queda no indicador de extrema pobreza de 2,6% em 2021 para 1,7% em 2022. Este percentual está abaixo da taxa nacional, que é de 2,8%”, detalhou, ao citar dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para a primeira-dama, o resultado é consequência de um novo olhar para as pessoas em situação vulnerável: “Adotamos o conceito de pobreza multidimensional, que não considera apenas escassez de renda, mas também privações de educação, saúde e moradia”. Ela destacou iniciativas como Mães de Goiás, Aluguel Social e Programa de Aquisição de Alimentos, juntamente com ações de educação, segurança pública e atração de empresas, para geração de emprego e renda.

“Temos apoiado fortemente a educação. Mudamos a nossa grade curricular no estado de Goiás e, hoje, nós somos referência de educação em nosso país”, destacou o governador Ronaldo Caiado.

“A melhor política de uma cidade ou de um país não é só fazer pouca gente ficar feliz, mas é fazer todo mundo ficar feliz. As políticas que Goiás tem tomado, com certeza, vão ajudar a resolver todos os problemas falados”, ressaltou o presidente da French Airbus China, Chen JuMing.

O evento foi promovido pela Brics Development Research Association, entidade de classe que reúne várias empresas em uma plataforma internacional de desenvolvimento de talentos, um centro de integração para recursos globais e atua como uma porta de entrada para a exploração do mercado internacional. Em junho de 2023, uma parceria de Pesquisa de Desenvolvimento do Brics foi formalizada entre o Governo de Goiás e o Consulado do Brasil em Xangai.

A comitiva goiana na China tem a presença dos deputados estaduais Bruno Peixoto, Jamil Calife e Vivian Naves, bem como do prefeito de Anápolis Roberto Naves e da prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares. Pela equipe de governo, completam o grupo os secretários Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, de Infraestrutura, Pedro Sales, de Indústria e Comércio, Joel Sant’Ana Braga Filho e a diretora geral da Organização das Voluntárias de Goiás, Adryanna Caiado. A missão no país asiático continua até o próximo dia 14 de novembro.

Participaram também do Seminário outros empresários chineses, entre eles Gu Wenhaj, presidente da Shangai Luxing Trading; Jin Luyi, sócio da Shangai Wanzhi Real State; Zhang Wu’an (Xiuzhi), vice-presidente da Spring Airlines, Liu Xingzhi, presidente da Shangai Tanwang Entreprise, Sun Xing, vice-presidente do Departamento de Economia da Câmara de Comércio de Shangai, Shao Changchun, diretor do Beijing Peace Tour Cultural Exchange Center, Hu Kaixiang, gerente executivo geral da Dream Fown China, entre outros.

Em missão oficial à China, Caiado visita mineradora com investimentos no estado