Procon divulga ranking das empresas mais reclamadas em novembro

Procon Goiás divulgou, nesta quarta-feira (06/12), o ranking dos atendimentos realizados em novembro (Foto: Procon Goiás)

O Procon Goiás divulgou, nesta quarta-feira (06/12), o ranking dos atendimentos realizados em novembro, feito a partir dos dados de duas plataformas: o Proconsumidor (atendimentos presenciais) e Procon Web (atendimentos registrados pela internet).

A concessionária de energia elétrica Equatorial aparece em primeiro lugar, com 161 reclamações feitas pelos consumidores. As principais queixas em relação à Equatorial são sobre cobrança em desacordo com uso, instabilidade/interrupção no fornecimento e dificuldade ou atraso de reembolso.

Em segundo lugar ficou a Claro, com 116 registros. No caso da operadora de telefonia, as principais reclamações dos consumidores são sobre lançamento não reconhecido em fatura e alteração de contrato sem solicitação ou aviso prévio.

Em terceiro lugar no ranking ficou outra empresa telefônica: a Tim, com 93 reclamações. As principais queixas se deram por cobrança indevida/abusiva em contrato e cobrança por serviços ou produtos não contratados.

Ranking

De acordo com o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio, a divulgação do ranking cumpre um papel de transparência e possibilita o acesso à informação por parte da população.

“Com esse levantamento, os consumidores podem fazer escolhas mais conscientes e também cobrar o cumprimento de seus direitos amparados pelo CDC”, afirma.

O relatório completo com as empresas mais reclamadas no mês de novembro está disponível no site do Procon.

Canais de atendimento do Procon

Os consumidores que precisarem fazer denúncias, podem entrar em contato pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). Reclamações podem ser feitas presencialmente na sede do órgão, localizado na Rua 8 esquina com a Rua 3, no Centro de Goiânia ou também pela internet por meio do canal Procon Web.

Retorno da Equatorial

A Equatorial Goiás reforça que as reclamações de forma acumulada nos últimos 12 meses, no Procon, apresentaram queda. Dados do Órgão de Defesa do Consumidor apontam uma redução de mais de 10%, comparando o ano de 2023 com o ano passado.

Além disso, a empresa dispõe de um canal de atendimento exclusivo para esses órgãos, que conta com equipe uma especializada para prestar os devidos esclarecimentos a todas as solicitações registradas.

A Equatorial Goiás esclarece que possui cerca de 3,5 milhões de clientes e que os atendimentos registrados no Procon correspondem a menos de 0,005% dos clientes da concessão. A companhia ressalta que o volume total de atendimentos divulgados pelo Procon não inclui apenas reclamações, mas também solicitações de informação.

A companhia destaca que a rede vem sendo afetada nesses últimos meses, em função das fortes instabilidades climáticas e descargas elétricas, que podem comprometer o fornecimento de energia. E que equipes atuam de prontidão para retomar o fornecimento na maior brevidade possível, sempre que necessário.

Assessoria de Imprensa Equatorial Goiás

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