Equipes de escola estadual de Formosa vencem 50ª Jornada de Foguetes

Equipe de Goiás se destacou por ter conquistado mais de 130 medalhas ao longo do ano, trazendo da Jornada de Foguetes o troféu de campeões nacionais (Foto: Arquivo pessoal Arlley Kacyo)

Com apoio e incentivo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), três equipes do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz, da cidade de Formosa, conquistaram o título de campeãs nacionais de lançamento de foguetes na 50ª Jornada de Foguetes.

O torneio faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e foi realizado em Barra do Piraí (RJ), de 4 a 7 de dezembro.

Os campeões são alunos do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental. O supervisor das equipes, professor de Matemática Arlley Kacyo, explica que a participação na Jornada de Foguetes se deu graças ao destaque que alcançaram na Mostra Brasileira de Foguetes.

Recorde na Jornada de Foguetes

A equipe de Goiás se destacou por ter conquistado mais de 130 medalhas ao longo do ano, trazendo da Jornada de Foguetes o troféu de campeões nacionais, com um lançamento de 367,8 metros de distância. Com essa marca, bateram o recorde de lançamento de foguete com garrafa PET em Goiás, superando o registro anterior de 260 metros.

Na mostra, os alunos goianos tiveram a oportunidade de construir e lançar foguetes de garrafas PET, usando materiais alternativos.

Segundo o professor Arlley, a primeira participação dos estudantes na Jornada foi na época da pandemia, quando os alunos estavam tendo aulas on-line.

“Em uma turma de iniciação científica, do sétimo ano, eles escolheram o tema sobre astronomia. E dentro da astronomia escolheram fazer sobre o foguete de garrafa PET. Foi nosso primeiro ano de participação e já conquistamos três medalhas de bronze. Nós lançamos um foguete, ele foi a 133 metros”, afirma.

A partir de então, o professor conta que foram várias as conquistas em torneios de astronomia. A Jornada de Foguetes é um deles.

Durante o evento, os participantes foram avaliados com base no alcance obtido pelos foguetes, que são construídos com garrafas PET. Além das premiações, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de palestras e oficinas práticas sobre astronomia e ciências, com a presença de astrônomos e especialistas, observação de constelações, apresentações de alunos e lançamento de foguetes em uma pista de pouso.

Premiados

Professores líderes das equipes:
Arlley Kacyo da Silva Fraga
Roberto José da Paixão Filho

Equipe 9° ano
Alcance: 367,8 metros
Integrantes: Gabriela Engler Aroucha, Jamilly de Jesus Spindola Fernandes, Julia da Silva Flores

Equipe 8° ano
Alcance: 296,2 metros
Integrantes: Eduarda Koch, Geovana Dourado Alves, Igor Alencar de Oliveira

Equipe 7° ano
Alcance: 251,5 metros
Integrantes: Arthur Valadares de Oliveira, Pedro Henrique Silva Rosa, Yuri Rafael Tavares Ferreira

Saiba mais

Estudantes do GoiásTec disputam 16ª Mostra Brasileira de Foguetes