Educação amplia formação de profissionais por meio de Lives
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio do Centro de Estudo, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), desenvolverá, ao longo deste semestre, várias Lives formativas para os profissionais do âmbito educacional.
A intenção é dar início à formação específica de cada público-alvo para depois, mais especificamente, atingir de maneira positiva o planejamento das unidades escolares.
De acordo com o Cepfor, as Lives têm como objetivo aprimorar o desempenho dos profissionais, potencializar a inovação e, consequentemente, obter melhores resultados de aprendizagem nos mais diferentes aspectos.
Diante das interações e das trocas de experiências com os servidores da Educação, será possível analisar e traçar estratégias que poderão ser utilizadas para despertar maior interesse dos estudantes, mesmo diante deste contexto pandêmico.
Veja abaixo os três eixos de formação em andamento na Seduc:
Formação socioemocional
Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a Seduc por meio do Cepfor e da Tutoria Educacional, realizará nesta quinta-feira (20/5), às 10 horas, a Live ‘Competências Socioemocionais’ do Programa Volta ao Novo.
O tema refere-se à importância de incluir momentos de acolhimento socioemocional nas escolas para os servidores. O objetivo é atingir as competências que todos os profissionais devem desenvolver.
Dessa vez, a formação será destinada aos tutores educacionais e assessores pedagógicos. Quem tiver interesse, poderá acompanhar a Live no canal do Youtube do Cepfor.
Eixo Formativo: Educação e Práticas Pedagógicas
O projeto ‘Eixo Formativo: Educação e Práticas Pedagógicas’, do Ciclo de Formação, também é uma ação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio do Cepfor que visa promover Lives formativas.
O II ciclo de formação, que começou em 2020, vai trazer ainda neste semestre mais três Lives destinadas aos professores de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências ou Biologia e também para os coordenadores pedagógicos. As Lives acontecerão nos dias 19 e 26 de maio e no dia 2 de junho, também no canal do Cepfor no Youtube.
Serão disponibilizados também materiais de preparação com foco em expandir conhecimentos e motivar os profissionais.
Interações Pedagógicas em Rede
Já o projeto ‘Interações Pedagógicas em Rede’, do Ciclo de Palestras desenvolvido pelo Cepfor, apresenta uma proposta dinâmica de formação a partir de palestras que estão sendo realizadas entre fevereiro a junho de 2021.
Nesse ciclo formativo, serão discutidos temas pertinentes ao trabalho pedagógico desempenhado pelos profissionais da educação que atuam na gestão, coordenação e/ou sala de aula.
As próximas Lives serão realizadas nos dias 18 de maio, sobre educação inclusiva, e 22 de junho, sobrerelações interpessoais.