Agehab sorteia 197 casas a custo zero em quatro municípios

Francelina Bernardes (ao centro), de Ipameri, comemora com a família: “Agora meus filhos vão ter onde morar” (Fotos: Octacílio Queiroz e Jaids Júnior)

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) já sortearam neste início de 2024 um total de 197 casas a custo zero, do programa Pra Ter Onde Morar – Construção, nos municípios de Ipameri, Piranhas, Jussara e Jandaia. Os sorteios foram realizados no último fim de semana e apontaram nomes para moradias que receberam mais de R$ 27 milhões de investimento do tesouro estadual.

Segundo o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o sorteio é uma fase importante da seleção das famílias, mas não a definitiva. “Agora os documentos recolhidos dos sorteados serão analisados e, caso não haja nenhuma inconsistência, eles serão confirmados como beneficiários”, completa, recordando que se houver problema com algum sorteado, o cadastro reserva será percorrido.

Mãe de três filhos, a dona de casa Francelina Bernardes Bartalini, moradora de Ipameri, ficou emocionada quando viu seu nome exposto no telão do sorteio. “Agora meus filhos vão ter onde morar. A gente mora de aluguel e vê que é um dinheiro que nunca vai ter de volta. Saber que a gente vai ter agora um lugar para o resto da vida, que ninguém pode tirar, é muito gratificante”, comemora.

Para o autônomo Geraldo da Silva Pereira, de Jandaia, o trabalho do Governo de Goiás na área da habitação tem enchido o povo goiano de orgulho. “Estou muito feliz. Não tenho casa e fui contemplado. Agradeço muito a Deus e depois ao pessoal da Agehab”, diz.

Também de Jandaia, a dona de casa Nayara Moreira Barbosa também se diz grata. “Nem acreditei, meu coração estava a mil. Quando meu nome saiu eu pensei ‘meu Deus’. Tinha muita gente. Só tenho a agradecer”, pontua.

Agehab sorteia 197 casas a custo zero em quatro municípios neste início de 2024
Residencial que está pronto para a entrega no município de Jandaia (Fotos: Octacílio Queiroz e Jaids Júnior)

Mais de mil casas entregues

Caso de sucesso e exemplo para todo o País, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção entregou em 2023 um total de 1.028 casas a custo zero para famílias de 26 municípios. O programa conta com a parceria das prefeituras, que doam o terreno regularizado para a construção das moradias. As unidades são construídas com recursos estaduais. Cada moradia tem cerca de 42 m², com sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço.

Para se candidatar ao benefício é preciso ter renda familiar de até um salário mínimo, não ter casa própria e nunca ter sido beneficiado em programa de moradia. Também é necessário comprovar vínculo mínimo com o município de pelo menos três anos e estar com inscrição atualizada no CadÚnico do governo federal. Após o sorteio e a confirmação documental, os nomes dos beneficiários serão publicados no site da Agehab, conforme os cronogramas previstos nos editais.

Lei flexibiliza regras do Aluguel Social para vítimas de violência doméstica

Governo sorteia 70 casas a custo zero para Rio Verde

Agehab cadastra moradores para regularização de escrituras em Goiânia

Ouça a matéria