Fapeg lança edital de apoio aos Programas de Pós-Graduação

Inscrição deve ser realizada exclusivamente pela plataforma OPP-FAPEG. Não são elegíveis programas em processo de criação ou sem avaliação quadrienal concluída, mesmo que tenha alcançado a nota estabelecida no item anterior (Foto: Fapeg)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) destina  mais de R$ 1 milhão para Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu – Internacionalização De Programas Nota 5. A Chamada Pública Fapeg nº 01/2024 tem como proposta contribuir para a melhoria da qualificação acadêmica dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) ao estimular a criação de ambiente favorável à participação de pesquisadores estrangeiros em pesquisas realizadas por Instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás (IES)

A chamada pública ainda pode consolidar parcerias internacionais por meio de publicações e projetos conjuntos, captação de fomentos internacionais e a consequente progressão do conceito do Programa junto à CAPES.

Coordenadores de PPG Stricto Sensu com conceito da CAPES 5 (cinco), vinculados às IES públicas ou privadas sem fins lucrativos, ou comunitárias, podem apresentar propostas para obtenção de recursos de custeio.

Pós-Graduação

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma OPP-FAPEG, observando-se o cronograma apresentado no edital. Porém, não são elegíveis programas em processo de criação ou sem avaliação quadrienal concluída, mesmo que tenha alcançado a nota estabelecida no item anterior.

Para o diretor Científico e de Inovação da Fapeg, Cláudio Leles, o edital visa intensificar as ações de internacionalização dos programas de pós-graduação.

“O edital foca no objetivo de alcançar um maior número de programas com nota 6 na próxima avaliação da Capes, o que pressupõe uma condição consolidada de inserção internacional”, explica.

O financiamento da Chamada será realizado com recursos provenientes do Tesouro Estadual, definidos na programação orçamentária e financeira da Fundação. Serão consideradas as seguintes ações a serem implementadas, que deverão estar incluídas na  proposta do PPG em condições específicas detalhadas no edital:

  • Disciplina(s) de Pós-Graduação em língua estrangeira e ministrada(s) ou acompanhada(s) por professores estrangeiros;
  • Realização de evento(s) de curta duração com professores-pesquisadores estrangeiros;
  • Realização de visitas técnicas dos professores-pesquisadores estrangeiros a outros programas, unidades acadêmicas, instituições ou empresas, com as quais o Programa mantém parcerias acadêmicas e/ou de inovação;
  • Pagamento de despesas com publicação de artigos ou outros produtos técnicos que incluam coautoria internacional, relacionadas a projetos em CT&I em cooperação internacional, concluídos ou em andamento;
  • Missões de pesquisa/trabalho no exterior, voltadas para atividades relacionadas a projetos de pesquisa conjuntos em andamento ou em fase de implementação;   
  • Ações de capacitação de alunos e/ou professores em língua estrangeira ou outras ações de relevância para incremento da internacionalização dos Programas. 

Auxílio

O auxílio financeiro concedido no âmbito desta Chamada poderá ser utilizado para custeio de passagens e hospedagem para o professor estrangeiro, serviços de mídia impressa e eletrônica relacionadas aos eventos, locação de salas de conferência com respectiva infraestrutura de equipamentos audiovisuais, serviços de tradução simultânea e equipamentos correlatos, entre outros. O limite para submissão das propostas na plataforma OPP-FAPEG pelo Coordenador do PPG ou por Professor Permanente do Programa é até dia 5 de fevereiro de 2024.

Para mais informações, leia o edital (clique aqui). Dúvidas relacionadas ao edital devem ser enviadas à Fapeg exclusivamente através do e-mail  atendimento.fapeg@goias.gov.br.

Saiba mais

Fapeg vai investir R$ 24 milhões em centro de redes de comunicação