Economia faz balanço da campanha de doação de sangue
A Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea da Secretaria da Economia foi realizada nesta terça-feira (18/5), das 8 às 16 horas, no ônibus do Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz, parceiro da iniciativa, que ficou posicionado no estacionamento de visitantes do Complexo Fazendário.
A secretária da Economia, Cristiane Schmidt, agradeceu o engajamento dos colaboradores. “Doar sangue é um gesto nobre. Nossa meta foi atingida. Sem o apoio dos servidores não teríamos tido esse êxito. Foram 58 cadastros, 41 bolsas coletadas e 16 cadastro de medula”, disse.
Para evitar a transmissão do coronavírus foi realizado agendamento prévio, por telefone ou e-mail, além do distanciamento seguro entre os doadores e os atendentes, disponibilização de álcool em gel, uso de máscara e de avental pelos profissionais que fizeram a coleta de sangue.
O secretário Adjunto Rufino Veríssimo fez a abertura oficial da campanha, no ato representando a secretária Cristiane Schmidt (Economia), quando assinalou que “era para essa campanha acontecer em junho ou julho, mas devido à necessidade do momento resolvemos antecipá-la e, felizmente, obtemos sucesso graças à conscientização dos servidores que compareceram para fazer a doação”.
O superintendente de Recuperação de Créditos, Mário Mattos Bacelar, foi um dos primeiros a fazer a doação de sangue. “Esse é um hábito que eu prático há um bom tempo. O fato do ônibus do Hemocentro vir até aqui foi extremamente positivo porque com a correria do dia a dia muitas pessoas querem doar, mas acabam adiando, por isso eu parabenizo essa parceria que vai salvar vidas nesse momento tão difícil pelo qual estamos passando”, frisou.
A diretora técnica da Hemorrede, Ana Cristina Novaes, ressaltou que devido a Covid-19 é preciso fazer um trabalho de convencimento para que as pessoas saiam de casa. A diretora avaliou que mesmo durante a pandemia o Hemocentro tem conseguido atender a demanda, mas revelou que, no momento, o estoque está com déficit de 20%.
“Eu quero agradecer a participação de cada servidor da Economia. Logo na abertura da campanha nós já tínhamos 31 doadores cadastros. Esse ato nobre de cada doação feita pode salvar até quatro vidas”, pontuou. Participar também da abertura Alex Lima (coordenador do Idtech – ONG que administra o Hemocentro) e Thales Paulino de Ávila (superintendente de Gestão Integrada da Economia).