AGR monitora o abastecimento de água de Buriti Alegre em tempo real

AGR tem convênio firmado com a prefeitura de Buriti Alegre desde 2021 e é o ente responsável por regular, controlar e fiscalizar os serviços de saneamento básico na cidade

A Agência Goiana de Regulação (AGR) obteve o acesso remoto ao sistema de abastecimento de água do município de Buriti Alegre para monitorar, em tempo real, a situação dos reservatórios na cidade. A AGR tem convênio firmado com a prefeitura do município desde 2021 e é o ente responsável por regular, controlar e fiscalizar os serviços de saneamento básico na localidade, que é atendida pelo consórcio Buriti Alegre Ambiental.

Buriti Alegre é o segundo município goiano a possibilitar à AGR o acompanhamento remoto do sistema de abastecimento, mediante aparatos tecnológicos. Esta iniciativa assegura que a equipe de saneamento da AGR possa monitorar diariamente o fluxo de água, o funcionamento das bombas e tenha acesso a dados e informações coletadas por sensores inteligentes, possibilitando uma resposta mais precisa e ágil a qualquer eventualidade que possa surgir, inclusive durante o período de estiagem.

A primeira cidade que concedeu o monitoramento remoto foi Ipameri, município localizado a 202 km de Goiânia, que já usufrui dos benefícios da fiscalização remota. Agora, com a adesão de Buriti Alegre, a AGR amplia sua capacidade de monitorar o funcionamento das bombas e as variações dos reservatórios, garantindo mais qualidade no abastecimento de água para uma população cada vez maior.

No início deste mês, quando houve interrupção dos serviços de energia e saneamento em Buriti Alegre, as equipes de Saneamento e Energia da AGR atuaram de forma remota e presencial, após problemas técnicos na linha de transmissão que atende a captação de água do município.

A bióloga e assessora técnica da Gerência de Saneamento Básico, Alessandra Francisca dos Santos, e o gerente de Energia, Jorge Pereira, estiveram na cidade acompanhando de perto as ações da concessionária de energia, a Equatorial, até que o sistema de abastecimento de água estivesse totalmente restaurado.

A partir de agora, a população de Buriti Alegre pode, também, acompanhar o desempenho do sistema de abastecimento de água pelos relatórios disponibilizados no site da AGR.