Saúde na Praça do HGG celebra Dia Mundial do Rim nesta terça

HGG é referência no serviço de transplante renal e já realizou mais de 865 procedimentos desde sua implantação, em 2017 (Foto: HGG)

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) promove mais uma edição do projeto Saúde na Praça, nesta terça-feira (12/03), em celebração ao Dia Mundial do Rim. O evento é realizado na Praça Abrão Rassi, em frente à unidade do Governo de Goiás, no Setor Oeste, em Goiânia, das 7 horas até as 12 horas. Todos os atendimentos da tenda da saúde são gratuitos.

Os visitantes passarão por cadastro, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, como formas de prevenção para possíveis problemas renais. A equipe de enfermagem vai orientar sobre saúde renal; a de fonoaudiologia, sobre a xerostomia (boca seca); e os fisioterapeutas vão conversar sobre a identificação de edemas, como sinal do cacifo.

Transplante renal

O Serviço de Transplante Renal do HGG foi classificado como nível A, nota máxima na avaliação de indicadores do Programa de Qualidade no Processo de Doação e Transplantes (Qualidot), projeto do Ministério da Saúde para fortalecimento de estratégias no Sistema Nacional de Transplantes.

Essa classificação permite que o serviço receba um incremento financeiro de 80% para a realização de procedimentos na unidade.

A unidade de saúde é referência no serviço de transplante renal e já realizou mais de 865 procedimentos desde sua implantação em 2017, o que o coloca como o maior hospital transplantador de rim do Centro-Oeste brasileiro.

Os números também colocam Goiás como o 10º estado em número desse tipo de procedimento no país, segundo pesquisa publicada em setembro de 2023 pelo Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

Serviço

Saúde na Praça – Dia Mundial do Rim
Data: terça-feira, 12 de março
Horário: das 7h às 15h
Local: Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG – Goiânia

Saiba mais

HGG realiza seis transplantes renais durante o Carnaval