Agrodefesa orienta muladeiros sobre medidas sanitárias para 1º Encontro de Comitivas

Vacinação do animal deve ser realizada com, no mínimo, 15 dias de antecedência da entrada do animal no evento (Foto: Ênio Tavares)

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) orienta muladeiros e criadores de muares que vão participar do 1º Encontro de Comitivas, em Goiânia (GO) sobre medidas sanitárias necessárias para o ingresso de animais no evento.

Marcado para o período de 10 a 14 de abril, no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, o encontro vai ser promovido pela Associação Brasileira dos Criadores (ABC Muares), com apoio do Governo de Goiás.

“Estamos atuando em parceria com os organizadores nas reuniões preliminares para informá-los das medidas que precisam ser adotadas pré e durante o evento, e que serão observadas pelos nossos profissionais da defesa agropecuária nos dias de realização do encontro, no intuito de garantir a sanidade dos animais participantes”, evidencia o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

O gerente de fiscalização agropecuária, Janilson Júnior, informa que, antes mesmo da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) – necessário para transporte de animal -, é necessário procurar um médico veterinário para realizar o exame de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e a vacinação contra a Influenza Equina.

“A vacinação e o exame são duas garantias fundamentais que esse animal está em plenas condições de participar do evento, sem colocar em risco a saúde dos demais participantes”, declara Janilson.

A vacinação do animal deve ser realizada com, no mínimo, 15 dias de antecedência da entrada do animal no evento. O médico veterinário que realizará e atestará a vacinação deve respeitar o modelo de atestado exigido pelo Governo de Goiás, descrito na Instrução Normativa 06/2015.

“Neste modelo, há um campo onde o veterinário deve informar o número da nota fiscal de compra da vacina. Logo, é recomendado que esta nota fiscal acompanhe o atestado. O cartão de vacinação do animal não será admitido como comprovante”, reforça o gerente.

Sobre a Anemia Infecciosa Equina, o atestado tem validade de 60 dias. Logo, o animal participante não pode ter o prazo expirado do exame durante a realização do evento. Caso isso proceda, não será permitida a entrada do animal no Parque de Exposições.

“O animal liberado para participar tem que estar com o exame em dia durante todo o período de duração do evento. Essa é uma medida sanitária que evita que outros animais sejam expostos”, explica.

Passaporte Equestre

Criado pela Lei 20.947/2020 e lançado pelo governador Ronaldo Caiado durante o Encontro de Muladeiros realizado em abril de 2022 em Iporá (GO), o Passaporte Equestre é uma ferramenta que substitui uma série de documentos que precisavam ser apresentados pelos criadores e profissionais veterinários nas operações de movimentação de equídeos, entre eles Guia de Trânsito Animal (GTA), nota fiscal, exames de anemia infecciosa equina (AIE), mormo e atestado de vacinação contra influenza equina.

Quem faz adesão pelo passaporte tem uma extensão no prazo de validade dos exames, que passa de 60 para 180 dias. Com o passaporte, todas essas informações vão estar disponíveis em meio eletrônico, pela identificação dos animais com chip e cadastrados em um documento acessado por QR Code pelo smartphone.

Clique aqui para baixar o Atestado de vacinação.
Clique aqui para conferir a Instrução Normativa 06/2015.
Clique aqui para acessar o manual sobre o Passaporte Equestre.