HCN amplia vagas para exames de colonoscopia

HCN conta centro de oncologia para oferecer serviços de diagnóstico e tratamento pelo SUS (Foto: Victor Weber/Imed)

O câncer de cólon e reto, também conhecido como ou câncer de intestino, é um dos tipos de tumor mais comuns no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Embora seja prevenível por meio de métodos diagnósticos acessíveis, como o teste de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia, a doença permanece como grande desafio para o sistema de saúde brasileiro.

Pensando nisso, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) vai ofertar vagas extras para a realização de exames de colonoscopia, com o intuito de reforçar a conscientização, auxiliar no diagnóstico precoce da doença e reduzir a fila de espera estadual para os exames.

Primeiro Centro de Oncologia da rede de saúde estadual

A unidade do Governo de Goiás em Uruaçu conta com o primeiro centro de oncologia da rede de saúde estadual e uma equipe de especialistas multiprofissionais, oferecendo serviços de diagnóstico e tratamento gratuitos.

Outro diferencial do HCN é uma estrutura para receber pacientes encaminhados com suspeita de câncer e realizar os exames necessários para investigação desde os primeiros sintomas.

Ou seja, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital realiza o tratamento oncológico do início ao fim, de forma gratuita, atendendo pacientes com biópsia confirmada e também aqueles que necessitam realizar o diagnóstico, além dos pacientes que estão na etapa de suporte paliativo.

“O câncer colorretal é o terceiro tipo de tumor com maior mortalidade no Brasil. Mas, apesar da alta prevalência, é considerável curável nos estágios iniciais e apresenta boa resposta ao tratamento, o que justifica incentivarmos a sensibilização a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce. Se o câncer colorretal for diagnosticado em estágio inicial, as chances de cura podem exceder 90%”, ressalta Leiliane Camelo, coordenadora do centro de oncologia da unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed).

Exames de colonoscopia

O agendamento pode ser realizado para pacientes que já têm diagnóstico confirmado ou mesmo aqueles que necessitam definir seu diagnóstico.

O ambulatório conta com oncologista presente de segunda à sexta-feira, atendendo toda população dos 60 municípios que integram a macrorregião do Centro-Norte do estado.

Para mais informações sobre a oncologia, basta entrar em contato pelo telefone (62) 3121-5418 e acompanhar pelo WhatsApp o grupo de saúde de Uruaçu: https://bit.ly/3kIL1xu

Avanço da idade

O câncer colorretal origina-se no intestino grosso (também chamado de colón) e no reto, região final do trato digestivo. Na maioria dos casos, ele afeta pessoas a partir dos 50 anos e o risco tende a aumentar com o avanço da idade.

No entanto, casos do tumor também estão aumentando entre os mais jovens, segundo estudo publicado na revista científica CA: A Cancer Journal for Clinicians.

Prevenção

A prevenção do câncer de intestino está fortemente ligada a um estilo de vida saudável, que inclui a prática regular de exercícios físicos, manutenção do peso ideal, abstenção do tabagismo e consumo moderado de bebidas alcoólicas.

Além disso, é recomendável adotar uma dieta rica em verduras, frutas, legumes, farelos e cereais integrais, beber cerca de dois litros de água por dia e limitar o consumo de carne vermelha e alimentos ultraprocessados e embutidos.

Saiba mais

Centro de Oncologia do HCN soma 136 cirurgias em janeiro e fevereiro de 2024

HCN realiza mil exames laboratoriais por dia

HCN alerta sobre os sintomas de complicações da dengue