HDT promove OlimpiRAS para debater controle de infecções hospitalares
Como uma das ações de celebração ao Dia Mundial da Higienização das Mãos comemorado em 5 de maio, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), promove até dia 28, sexta-feira, a 12ª edição da Semana de Controle de Infecção.
Este ano, o tema do evento faz alusão à Olimpíada que será realizada em Tóquio, nos meses de julho e agosto. Intitulado OlimpIRAS HDT 2021, com trocadilho à sigla que dá nome à prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras), o evento vai promover a disputa entre times formados por colaboradores da unidade do Governo de Goiás divididos de acordo com cada setor em que trabalham.
A disputa entre os participantes se dará por meio de modalidades como: basquete, arremesso de argolas, futebol, boliche e tiro ao alvo. Todas as ações foram adaptadas para promover, ao mesmo tempo, a disputa esportiva e o reforço de assuntos relacionados ao controle de infecção, como higienização das mãos, resistência microbiana, precauções, bundles de prevenção de Iras e ações para controle da pandemia.
A abertura oficial do evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 25, com a presença do assessor especial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Fernando de Jesus, que representou o secretário Ismael Alexandrino; da diretora-geral do Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Melina Costa; do diretor-geral do HDT, Bruno Almeida; da diretora técnica do hospital, Fernanda Pedrosa; e de lideranças e colaboradores de todas as áreas da unidade, gerida Instituto Sócrates Guanaes (ISG),
Segundo a coordenadora do SCIH, Patrícia Fátima, o simbolismo do evento é uma forma de atrair atenção ao tema prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde e, ao mesmo tempo, promover ações interativas com os colaboradores. “A semana de controle de infecção é, sem dúvida, um momento especial para engajar os profissionais do SCIH e promover entre os colaboradores o empoderamento de ações simples que salvam vidas, como a higienização das mãos”, explica.
“Preparamos um evento com muito amor e união, para ser dinâmico e criativo. Ao mesmo tempo em que capacita ainda mais nossa equipe em um assunto tão relevante para cuidar e salvar vidas, promove ações que geram engajamento, participação, diversão, entusiasmo e alegria”, disse ainda a coordenadora do SCIH.
Ações inovadoras
Para Fernando de Jesus, a iniciativa do HDT é bastante salutar para o atual momento de enfrentamento à pandemia. “Historicamente, a gestão praticada aqui no HDT sempre busca ações inovadoras e criativas para debater temas relevantes. Em meio à pandemia, que tão bravamente temos enfrentado, discutir o controle das infecções hospitalares é fundamental. É com muito orgulho que, neste ato, represento nosso secretário Ismael Alexandrino e, em nome da secretaria, parabenizo a unidade pela excelente iniciativa”, pontuou.
Ao final, o diretor-geral Bruno Almeida parabenizou o SCIH da unidade e destacou a importância da ação. “As equipes do HDT são sempre muito competentes e criativas. Nosso diferencial sempre foi a qualidade dos profissionais que aqui se encontram. Unidos para salvar vidas e proporcionar à nossa gente uma assistência cada vez mais qualificada, eventos como esse motivam todos os nossos colaboradores e nos impulsionam a cada dia mais continuar dando o nosso melhor”, avaliou o diretor.