Basileu França apresenta “O Lago dos Cisnes”
A Escola do Futuro em Artes de Goiás Basileu França apresenta o renomado espetáculo O Lago dos Cisnes, nos dias 02 a 05 e 09 a 12 de maio, no Teatro Escola Basileu França. A apresentação da obra clássica de Tchaikovski em Goiânia terá a participação dos primeiros bailarinos dos balés da Suécia, do Chile e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que revezarão nos papéis principais.
Luiza Lopes (brasileira) e Kentaro Mitsumori (japonês), do The Royal Swedish Ballet da Suécia, serão os bailarinos convidados nos dias 03, 05, 10 e 12 de maio; Juliana Valadão e Cícero Gomes, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nos dias 02 e 04 de maio; e Khaterine Rodríguez e Emmanuel Vazquez, do Ballet de Santiago do Chile, nos dias 09 e 11 de maio.
O espetáculo contará ainda, em papéis de destaque, com Domenico Salvatore, bailarino do Municipal do Rio de Janeiro; do ex-aluno da EFG Basileu França e atualmente professor e coreógrafo Dhaniel Amaral; e de Leidy Escobar, primeira bailarina do Ballet Nacional de Cuba e, atualmente, professora na EFG Basileu França.
Ingressos
Todas as apresentações terão o acompanhamento da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, conduzida pelo maestro Eliel Ferreira, tornando a experiência ainda mais envolvente.
Os ingressos custam R$ 60 e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla ou na bilheteria do Teatro Escola Basileu França, localizado na Avenida Universitária, nº 1750, no Setor Leste Universitário, em Goiânia.
O Lago dos Cisnes
O Lago dos Cisnes é uma das peças mais marcantes do balé clássico mundial. O Teatro Bolshoi, de Moscou, estreou o espetáculo em 1877, com a coreografia elaborada por Julius Reisinger, a partir de uma composição encomendada a Tchaikovsky — autor de outras obras de impacto na história do balé, como O Quebra-Nozes (1892).
Para a diretora artística da apresentação, Simone Malta, é mais do que um espetáculo de dança e música. “É uma experiência artística memorável que une talentosos bailarinos de diversas nacionalidades, enriquecendo ainda mais a produção. Estamos ansiosos para proporcionar ao público uma noite mágica e inesquecível”, assegura.
Maestro da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, Eliel Ferreira considera que participar do espetáculo, um dos mais conhecidos de todos os tempos, é “um desafio prazeroso”.
“Estou certo de que o público vai se emocionar profundamente. Estamos muito felizes com essa parceria entre a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e a Companhia Jovem de Dança da EFG Basileu França, trazendo este espetáculo de alto nível para a sociedade goiana”, diz.
A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França é uma unidade de ensino profissionalizante do Governo de Goiás, ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021 é gerida, por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás, via Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett/UFG).
Saiba mais
Bailarinos do Basileu França seguem em busca de mais prêmios internacionais
Alunos do Basileu França representam Brasil em evento internacional de balé