Agentes de segurança de Goiás participam de curso de capacitação
A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), começa mais quatro cursos voltados aos profissionais integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Ao total, 121 agentes participam da capacitação, incluindo policiais militares, civis e penais, bombeiros militares e agentes da Polícia Técnica de todo o Brasil.
Os cursos abordarão temáticas como metodologias pedagógicas, técnicas de uso de armas de fogo e Business Intelligence aplicado à segurança pública. O objetivo é instruir os profissionais para que atuem de forma mais eficaz, com foco na legalidade, respeito aos direitos humanos e otimização na tomada de decisões.
Conforme a diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos, os cursos são importantes para atualização e troca de conhecimentos e para garantir uma atuação mais eficiente e pautada pela garantia de direitos.
“Os profissionais de segurança pública melhoram as habilidades técnicas, táticas e operacionais. O campo da segurança pública está em constante aperfeiçoamento, com novas tecnologias, abordagens e práticas. Capacitações eficazes são fundamentais para a redução nos índices de criminalidade para a promoção de um ambiente mais seguro para todos”, ressaltou.
Curso de Metodologia e Técnicas de Ensino
Lecionado em Goiânia, o curso conta com 32 inscritos das polícias Militar, Civil, Técnica e Penal e integrantes do Corpo de Bombeiros Militar. O treinamento é para auxiliar os docentes e monitores no desenvolvimento e aprimoramento de práticas pedagógicas, por meio de diferentes técnicas didáticas
Tiro Defensivo
A capacitação de Tiro Defensivo – Método Giraldi consiste em uma abordagem específica para pistolas semiautomáticas, em situações de defesa pessoal e policial. A técnica é desenvolvida por especialistas em armamento e táticas policiais. O curso é ministrado no Gama (DF) e possui 27 policiais militares inscritos.
Business Intelligence
A capacitação em Business Intelligence voltado à segurança pública é desenvolvida para os profissionais do Susp que atuam ou pretendem atuar com análises de dados e ferramentas de gestão organizacional adaptadas ao contexto de segurança pública.
Um dos objetivos é otimizar as tomadas de decisões da Senasp. O curso conta com 34 alunos das polícias Militar, Civil e Penal, do Corpo de Bombeiros Militar e Guardas Municipais. As aulas acontecem em Aracaju (SE).
Sistema de Comando de Incidente
Com o modelo de gerenciamento conhecido como Sistema de Comando de Incidentes (SCI), os participantes aprimorarão as técnicas de intervenção em situações de crise e a identificar, diferenciar e compreender diversas operações emergenciais.
Com 28 inscritos das polícias Militar, Civil e Penal, do Corpo de Bombeiros Militar e profissionais de perícia, o curso será ministrado em Salvador (BA). O objetivo final é garantir a estabilização dos incidentes, proteger a vida, a propriedade e o meio ambiente.