Governo e Caixa renovam contrato de prestação de serviços bancários
A Secretaria da Economia e a Caixa Econômica Federal assinaram novo contrato de prestação de serviços bancários pelo período de cinco anos. Pelo contrato, a Caixa fará o repasse de R$ 677,5 milhões ao Governo de Goiás.
Novo contrato
O contrato anterior, assinado em 2019, também com a Caixa Econômica Federal, expirou no final de abril de 2024. A decisão foi tomada por meio de análise feita pelo Grupo de Trabalho instituído pelo governador Ronaldo Caiado, formado por servidores da Secretaria da Economia e Secretaria de Administração.
O contrato (012/2024) compreende a gestão da Conta Única do Tesouro Estadual, folha de pagamento dos servidores estaduais, centralização da arrecadação das receitas estaduais, pagamento de programas sociais e fornecedores, câmbio com comércio exterior, entre outros.
Negociação
A negociação conduzida pelo Governo do Estado de Goiás com a Caixa Econômica Federal destacou-se como uma das mais exitosas entre os estados brasileiros, alcançando um valor médio por servidor equivalente a R$ 4,05 mil, a valores de março de 2024.
Essa negociação foi superada apenas por Pernambuco, com valor médio por servidor de R$ 4,4 mil, e Minas Gerais, com valor médio por servidor R$ 4,3 mil, em negociações feitas em novembro de 2015 e julho de 2021, respectivamente.
O sucesso dessa negociação em Goiás ganha ainda maior relevância ao considerando as significativas mudanças no cenário desde então. Transformações estruturais no Sistema Financeiro Nacional, impulsionadas pela Agenda BC# do Banco Central, buscaram modernizar e simplificar o setor financeiro através de pilares como inclusão, competitividade, transparência, educação e sustentabilidade.
Inovações como a portabilidade financeira, o PIX, o Open Finance e o avanço das Fintechs beneficiam os clientes, mas representam um desafio para as instituições financeiras que adquirem a exclusividade para operar as contas únicas dos Estados e Municípios e suas folhas de pagamento.
Essas inovações introduzem maior competição e flexibilidade no mercado, permitindo que os clientes movimentem seus recursos com mais liberdade e escolham serviços que melhor atendam às suas necessidades.
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