Financiado pelo FAC, Anápolis divulga selecionados no Programa de Exposições

Os selecionados na categoria regional vão receber, cada, R $6.200 de premiação; na nacional, R$11 mil. Os contemplados ainda irão realizar oficinas de formação, para as quais receberão ajuda de custo no valor de R $500 (Fotos: Secult)

A prefeitura de Anápolis divulgou as propostas selecionadas pelo edital Programa de Exposições, que irão ocupar o espaço expositivo da Galeria de Artes Antônio Sibasolly. São eles: Élcio Miazaki (coletivo), Estevão Parreiras e Clarice Gonçalves.

Lançado em fevereiro deste ano, o edital Programa de Exposições recebeu mais de 270 inscrições, das quais 261 foram habilitadas. O programa tem como objetivo estimular o debate/reflexão sobre a arte contemporânea e seus movimentos estéticos, e promover ações educativas com foco na formação artística, oferecendo três vagas, duas na categoria regional e uma na nacional.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esporte e Associação dos Amigos da Galeria de Artes Antônio Sibasolly. O projeto é financiado pelo Fundo de Arte e Cultura (FAC), mecanismo do Governo Estado, gerenciado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult Goiás).

Na categoria Mostra Nacional, venceu a proposta “Fereza”, mostra coletiva dos artistas Élcio Miazaki, Júnior Pimenta, Kim Coimbra e Sarah Uriarte. Miazaki já esteve na Galeria antes, na exposição do 24º Salão Anapolino de Arte. Na modalidade nacional, ficou como suplente a proposta da artista Manoela Costa Lima.

Na categoria Mostra Regional, os contemplados foram o goiano Estevão Parreiras, com “Fogo dentro, alimentado com trabalho”, e a brasiliense Clarice Gonçalves, com “Idílico”. Na suplência, Joardo Filho, Luiz Olivieri e Márcio Mota. A seleção deste ano contou com a participação dos artistas e críticos Luiz Mauro, João Angelini e Cinara Barbosa na comissão de seleção.

Os selecionados na categoria regional vão receber, cada, R $6.200,00 de premiação, e na nacional, R $11.000,00 (menos impostos). Além das mostras, os contemplados irão realizar oficinas de formação, para as quais receberão ajuda de custo no valor de R $500,00. A organização oferece, ainda, todo suporte financeiro necessário para execução das exposições, como montagem, ações educativas, produção de catálogo, divulgação e abertura do evento.

Confira as obras selecionadas!