Goiás Turismo reúne municípios da trilha Desafio das Flores

Seminário Desafio das Flores reúne 21 municípios da Região Metropolitana de Goiânia para discutir estruturação do percurso. (Foto: Goiás Turismo)

A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), realiza, nesta quarta-feira (22/05), o 1º Seminário Desafio das Flores. Seminário reúne, durante todo o dia, representantes dos 21 municípios que compõem a maior trilha de zona metropolitana do mundo, o Desafio das Flores.

No encontro, os gestores públicos municipais, entidades governamentais, empresários, esportistas e voluntários vão elaborar um planejamento estratégico visando a continuidade do projeto de implementação das trilhas; promover a integração dos atores envolvidos; debater o fomento ao turismo local.

Desafio das Flores

Segundo a gerente de Projetos de Fomento ao Empreendedorismo e Atração de Investimentos da Goiás Turismo, Alexandrina Alves, com a implantação do projeto a autarquia visa proporcionar a interação com a natureza, fortalecendo o ecoturismo, meio ambiente e turismo de aventura.

“Além do contato com a natureza, os turistas poderão encontrar experiências imersivas ligadas à vida no campo, incentivando o empreendedorismo e fortalecendo a cultura local, “ acrescentou.

Trilha

O Desafio das Flores é um circuito de trilhas idealizado pela Goiás Turismo, em 2020. O caminho de 2 mil km recebeu esse nome em alusão aos vários trajetos que se conectam em torno da capital, lembrando a formação de uma flor.

Cada trecho representa uma pétala, sendo Goiânia o “miolo”. As trilhas receberam os nomes de árvores do Cerrado.

O mega percurso engloba Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Os trechos ligam as cidades da zona metropolitana, em um circuito misto, entre asfalto estradas de terra (off-road), garantindo diversão e estímulo à saúde e bem estar para os praticantes das modalidades de ciclismo urbano, mountain bike, estrada, híbrido e trekking.