16º Restaurante do Bem será em Cavalcante

Primeira-dama Gracinha Caiado durante anúncio do novo restaurante do Bem em Cavalcante (Fotos: Hegon Corrêa)

A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado anunciou, nesta segunda-feira (29/07), em Cavalcante, a instalação de uma unidade do Restaurante do Bem no município. O anúncio foi feito na abertura do evento de entregas de benefícios do Goiás Social, que ocorrerá durante toda a semana nas comunidades quilombolas do Nordeste goiano.

“Nós temos 15 restaurantes do bem e o 16º será aqui em Cavalcante. Vamos encontrar um local para que a gente faça com que esse projeto seja uma realidade aqui na cidade, simbolizando nosso compromisso com a dignidade social e a segurança alimentar das famílias goianas”, afirmou Gracinha Caiado.

Restaurante do Bem

Por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o Restaurante do Bem oferece refeições saudáveis, nutritivas e de qualidade à população, garantindo a alimentação de famílias em vulnerabilidade social, no valor simbólico de R$ 2.

O programa tem como principal foco pessoas em situação de rua, idosos, desempregados e aposentados, sendo uma iniciativa crucial para combater a fome em Goiás.

“Estamos ansiosos para a instalação do Restaurante do Bem aqui na região, pois sabemos que uma alimentação de qualidade é essencial para quem não tem condições de comprar”, salientou a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado.

Durante o evento, a primeira-dama Gracinha Caiado também anunciou a construção de uma ponte no Portal Norte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e assinou, em nome do governador Ronaldo Caiado, termo de cooperação entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) para intensificar os serviços de emissão de identidade civil para as comunidades quilombolas de Cavalcante e Teresina de Goiás.

Termo de cooperação entre a SSP-GO e o TJGO, assinado nesta segunda (29/07) pela primeira-dama, vai intensificar serviços de emissão de identidade civil para as comunidades quilombolas de Cavalcante e Teresina de Goiás (Fotos: Hegon Corrêa)

Benefícios

Entre os dias 29/07 e 02/08, na Casa do Aprendiz, em Cavalcante, o Goiás Social participa do evento “Registre-se” do TJGO. Durante o evento serão expedidos de forma gratuita documentos como:

• CPF,
  • carteira de identidade,
  • certidão de nascimento
  • e certidão de casamento, com ou sem averbação de divórcio.

A iniciativa integra o projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania idealizado pelo TJGO e se soma a uma série de ações em conjunto entre os poderes Executivo e Judiciário que acontecerão durante toda a semana nas comunidades quilombolas.

Além do atendimento do Goiás Social em diversas áreas, o Governo de Goiás, por meio Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), irá entregar ainda cartões dos programas:

• Mães de Goiás,
  • Dignidade,
  • além da Carteira do Autista,
  • Passe Livre da Pessoa com Deficiência,
  • Passaporte da Pessoa Idosa
  • e 32 kits do Aprendiz do Futuro.

“Quando trabalhamos em conjunto projetos e programas saem do papel e chegam até a população, fazendo diferença na vida das pessoas”, frisou Gracinha Caiado.

“Essa iniciativa surgiu como um pensamento de levar a Justiça aos quatro cantos desse estado e é isso que estamos fazendo. Nós viemos para somar, trazer a nossa parte e hoje temos juízes todos os dias aqui em Cavalcante, fazendo as audiências e prestando serviços do Judiciário à sociedade”, ressaltou o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos Alberto França.

16º Restaurante do Bem será em Cavalcante
Presidente da Associação do Quilombo Kalunga, Carlos Pereira, agradeceu a atenção dada pela atual gestão ao Nordeste goiano: “Esse olhar faz muita diferença, nos deixa muito felizes e com a sensação de que agora estamos sendo assistidos” (Fotos: Hegon Corrêa)

Semana de celebração e valorização quilombola

Ainda no município, a primeira-dama anunciou a criação da Semana de Celebração e de Valorização da Cultura e da História das Comunidades Quilombolas. O decreto nº 10.510 que institui a iniciativa na primeira semana de maio foi publicado na última sexta-feira (26/07), no Diário Oficial do Estado de Goiás (DOE).

“É uma forma de celebrar e promover as heranças culturais dos quilombolas, combatendo preconceito e desigualdade social. As instituições de ensino também devem aderir a esse calendário ajudando no diálogo sobre a importância histórica, cultural e social dessas comunidades,”, explicou Gracinha Caiado.

O presidente da Associação do Quilombo Kalunga, Carlos Pereira, agradeceu a atenção dada pela atual gestão ao Nordeste goiano, com a chegada de benefícios para uma região que antes era esquecida.

“Esse olhar faz muita diferença, nos deixa muito felizes e com a sensação de que agora estamos sendo assistidos e temos abertura para o diálogo”, resumiu.

Saiba mais

Cavalcante e região recebem ação de assistência oftalmológica durante Goiás Social

Goiás Social atende comunidades Kalunga de Cavalcante

Cavalcante une práticas corporais à ações de sustentabilidade