Saúde alerta para surto de diarreia em 12 municípios
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Goiás está alertando a população para um surto de diarreia no estado que já atingiu 12 municípios. As principais suspeitas são de que o mal tem sido provocado por contaminação de água potável e/ou rotavírus.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, explica que o aumento repentino da doença chamou a atenção da secretaria pelo volume de casos em pouco tempo, que já passam de dois mil.
A secretaria tem atuado na investigação das causas e em medidas para quebrar o ciclo de transmissão da doença. Entre as medidas de prevenção sugeridas às pessoas pela superintendente estão o aumento dos cuidados com relação à qualidade da água consumida, limpeza mais detalhada de alimentos in natura e intensificação da higiene das mãos.
Surto de Diarreia
Os casos tiveram início em junho deste ano, nas cidades de Campos Belos, Cavalcante e Monte Alegre. No total, 12 municípios possuem surtos ativos no momento, sendo eles: Minaçu, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Aruanã, Britânia, Diorama, Palmeiras de Goiás, Cachoeira Alta e Goiatuba, além dos três iniciais.
Saiba mais
Saúde investiga e acompanha surto de DDA em municípios goianos