Educação inaugura sala multissensorial na Apae de Anápolis

Sala Multissensorial é um centro de estimulação que instrumentaliza e integra os diversos tipos de estímulos sensoriais, cognitivos e motores no contexto pedagógico (Foto: Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) inaugurou a Sala Multissensorial e disciplinar 6D, na Escola Maria Montessori, situada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no município de Anápolis. Esta é a quarta unidade escolar que recebe o benefício do governo estadual, sendo a primeira escola conveniada.

Segundo o superintendente de Atenção Especializada da Seduc/GO, Rupert Nickerson, a implantação da sala na última sexta-feira (23/08) foi um pedido da própria comunidade escolar.  

A escola atende cerca de 450 pessoas com deficiências múltiplas, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Apae de Anápolis é a única que possui um Centro de Atendimento à Pessoa com Autismo.

Para a psicopedagoga da unidade escolar, Luana Assunção, a sala vai atender de forma positiva na questão comportamental, no desenvolvimento cognitivo e motor dos alunos, principalmente os alunos com TEA.

“Temos 32 estudantes com o transtorno matriculados aqui. Então, acredito que a sala vai contribuir bastante,” afirmou a profissional. 

Sala Multissensorial

O gerente de Educação Especial da Seduc/GO, Weberson de Oliveira, explica que a Sala Multissensorial é um centro de estimulação que objetiva instrumentalizar e integrar os diversos tipos de estímulos sensoriais, cognitivos e motores no contexto pedagógico.

Segundo ele, a sala é voltada para o atendimento terapêutico-educacional, pois trabalha todos os sentidos do aluno e proporciona uma autorregulação na área cognitiva, psicológica e tátil, por meio de interação sonora, musical e visual dentro da sala.

“O estudante com Transtorno do Espectro Autista (Tea) é quem mais vai se beneficiar da sala. É muito importante a gente compreender também que ela não é uma sala só para o estudante com deficiência, ela pode ser uma sala de inclusão, onde você pode associar uma atividade pedagógica para os estudantes sem deficiência com os estudantes com deficiência, diminuindo então as barreiras de aprendizagem, promovendo uma integração ainda melhor,” esclarece Weberson.  

Atendimento especializado na rede estadual

Goiás é o único estado brasileiro que conta com atendimento especializado em Salas Multissensoriais na rede estadual de Educação. O Governo de Goiás, por meio da Seduc/GO, vai inaugurar, até o final de 2024, mais oito salas multissensoriais em diferentes localidades e unidades de ensino, totalizando 12 salas.

Entre os municípios que vão receber o benefício, estão: Goiânia, Rio Verde, Formosa, Itapuranga, Caldas Novas, São Miguel do Araguaia e Rubiataba. Para aquisição e implantação dos ambientes educacionais, o governo estadual investiu cerca de R$ 3 milhões.