UEG alerta universitários sobre prazos e procedimentos para o Enade 2024

Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos (Foto: UEG)

A Universidade Estadual de Goiás alerta ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado para os prazos e datas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024. O exame está se aproximando, e é fundamental que todos habilitados estejam atentos aos procedimentos estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Todos os estudantes concluintes habilitados devem realizar o preenchimento do cadastro no Sistema Enade. O período para essa ação teve início nesta segunda-feira (02/09) e vai até o dia 23 de novembro. Além do cadastro, o estudante deve preencher o Questionário do Estudante no mesmo período. O questionário é obrigatório e essencial para a realização do exame.

Os estudantes que necessitarem de atendimento especializado durante a prova ou desejam solicitar tratamento pelo nome social devem fazer as solicitações de 2 a 8 de setembro.

O preenchimento do cadastro deve ser feito no site oficial do Enade. Antes de iniciar, o estudante deve criar uma senha de acesso no Portal gov.br. A senha será necessária para diversas atividades, como:

• Confirmação de ciência e aceitação das regras do edital;
  • Solicitação de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social;
  • Alteração de dados cadastrais durante o período permitido;
  • Acompanhamento da inscrição;
  • Preenchimento do Questionário do Estudante;
  • Consulta e impressão do Cartão de Confirmação da Inscrição;
  • Solicitação de dispensa da prova, se necessário;
  • Realização da prova;
  • Acesso ao Boletim de Desempenho Individual.

A senha é pessoal e intransferível, e o estudante deve mantê-la em local seguro. Caso a senha seja esquecida, ela poderá ser recuperada no próprio portal.

É crucial que o estudante preencha o cadastro com informações corretas e atualizadas. Dados como CPF e e-mail devem ser verificados e, se necessário, atualizados juntamente à Receita Federal antes do preenchimento. A responsabilidade por inserir as informações corretamente é inteiramente do estudante. Qualquer dado falso ou inexato poderá resultar na eliminação do exame.

Após o preenchimento do cadastro, é importante que o estudante acompanhe a sua inscrição e todos os passos subsequentes através do Sistema Enade. Garantir que todas as etapas sejam concluídas corretamente é essencial para a participação no exame. Fique atento aos prazos e realize todos os procedimentos necessários para garantir sua participação no Enade 2024.

Enade 2024

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

Ouça a matéria

UEG alerta universitários sobre prazo para o Enade