Alta temporada de incêndios aumenta ocorrências atendidas pelos Bombeiros

Só em 2024, militares já realizaram 8.069 atendimentos (Foto: Divulgação CBMGO)

Goiás vive um período intenso de queimadas, que tem gerado preocupação e aumentado a demanda de ocorrências do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO).

De 1º de janeiro à 1º de setembro deste ano, o CBMGO, por meio da Operação Cerrado Vivo, realizou 8.069 atendimentos de combate a incêndio no estado. Esse número significa um aumento de 37,65%, ao comparar com o mesmo período do ano passado.

De acordo com a corporação, 6.099 desses incêndios foram em áreas de vegetação, 1.861 em áreas públicas e particulares, e 109 em áreas protegidas. Além disso, apenas no mês de agosto, foram realizados 2.673 atendimentos, número que preocupa e acende um alerta para os próximos meses.

Operação Cerrado Vivo

A Operação Cerrado Vivo é uma parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), iniciativa conjunta que tem como foco estabelecer medidas eficazes de prevenção a incêndios florestais, além de desenvolver as melhores estratégias de combate, caso seja necessária a atuação dos bombeiros.

Segundo o tenente coronel BM Martins, a Operação Cerrado Vivo perdura durante todo o ano e tem como objetivo trabalhar junto as comunidades de forma preventiva para minimizar os incêndios. É feito um treinamento por meio de palestras, além de uma força-tarefa com uma tropa operacional que trabalha diuturnamente na missão de combater os focos de incêndio em vegetação em todo o estado.

“Além do nosso poder ordinário, que já atua no dia a dia, hoje contamos com 46 viaturas com capacidade para 600 litros de água em cada carroceria e equipadas com sopradores e outros materiais”, explica Martins.

Essas 46 viaturas são distribuídas por todo o estado, e cada uma leva dois militares, contabilizando 96 militares em serviço.

O tenente acrescentou que, durante esse período de julho até novembro, há também duas unidades avançadas, sendo uma em Cavalcante, onde oito militares dispõem de duas viaturas, e outra em Alto Paraíso, que também possui duas viaturas com oito militares.

“De janeiro até junho, nós temos a fase de planejamento e prevenção, quando ministramos várias palestras em escolas, sindicatos rurais, e, principalmente, nas nossas unidades do interior”, disse o tenente.

Além disso, a corporação tem parceria com sindicatos rurais, onde os proprietários rurais e os funcionários das propriedades podem obter um treinamento sobre como fazer a prevenção e como utilizar os sopradores e os abafadores”, pontuou.

“No momento, nós estamos com três frentes de atuação e a força tarefa regional, sendo uma em Nerópolis, outra em Aparecida, na Serra das Areias, e uma em Americano do Brasil. E também temos uma força-tarefa convocada que está atuando hoje em Aparecida, juntamente com a força tarefa regional”, finalizou.

Incêndios

CBMGO monitora área do incêndio na Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia (Foto: CBMGO)

Na tarde desta terça-feira (03/09), os militares foram acionados para combater um incêndio que atingiu a Área de Proteção Ambiental Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia. A força-tarefa mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida de Goiânia, além de proprietários de chácaras na região.

O incêndio foi controlado durante a madrugada, mas a área segue sob monitoramento para evitar reinícios e garantir a segurança da reserva. Há um pequeno foco ativo em uma área de difícil acesso. O CBMGO utiliza drones para realizar sobrevoos e dimensionar a área afetada, facilitando a coordenação das operações e proporcionando uma visão abrangente da situação.

No dia 31/08, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás combateu um incêndio de grande proporção nas margens da BR-153, que estava gerando uma quantidade significativa de fumaça e comprometendo a visibilidade tanto na rodovia quanto no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia.

A presença de focos de incêndio em ambos os lados da rodovia colocou em risco a segurança dos motoristas e a operação do aeroporto. A equipe de combate priorizou a contenção das chamas próximas à rodovia para reduzir a emissão de fumaça, seguiu para proteger a área da Embrapa e, posteriormente, foi até o aeroporto.

Lá, foi identificado apenas um pequeno foco de incêndio que não exigia intervenção adicional, conforme o acordo com os brigadistas locais. O incêndio, que afetou a vegetação e causou danos na rede elétrica e internet, foi efetivamente controlado e contido por aceiros adjacentes até às 22h.

Prevenção

Para evitar incêndios, o Corpo de Bombeiros dá três dicas importantes a serem seguidas por toda a população:

• Evite acender fogueiras ou soltar balões;
  • Não jogue bitucas de cigarro na vegetação;
  • Denuncie focos de incêndio às autoridades competentes.

Caiado convoca reunião para discutir as queimadas em Goiás

Estado lança Monitor de Queimadas para prevenção de incêndios florestais

Goiás decreta situação de emergência em 20 municípios

Ouça a matéria