Outdoor em “chamas” alerta sobre o risco de queimadas

Os efeitos visuais dos outdoors mostram os danos progressivos que ocorrem em cada nova queimada (Foto: Divulgação)

O Governo de Goiás instalou outdoors com imagens do Cerrado em “chamas” como estratégia para atrair a atenção e conscientizar a população sobre o perigo das queimadas no estado.

A campanha utilizou recursos tecnológicos para simular o fogo consumindo o couro de uma onça-pintada e as penas de uma arara, com impressão realista da destruição provocada pelos incêndios. Nas imagens segue uma mensagem de alerta que diz “incêndios florestais destroem o Cerrado e quem vive nele. Ligue 193 e denuncie”.

Para o efeito dramático e impactante, os painéis foram impressos em verniz, com textura, dando aspecto 3D nas cores preta e amarela. A fumaça que se espalha é feita por meio de difusores com gelo seco durante o dia e, na parte da noite, luzes especiais completam a ilustração.

A campanha apresenta, de forma realista, o impacto de perda da biodiversidade com os incêndios florestais, além de destacar que a fauna do Cerrado é uma das principais vítimas desse tipo de desastre ambiental.

Os efeitos visuais dos outdoors mostram os danos progressivos que ocorrem em cada nova queimada.

A campanha utilizou recursos tecnológicos para simular o fogo consumindo as penas de uma arara (Foto: Secom)

Queimadas

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que Goiás soma 3.274 queimadas neste ano. O número é 72% maior que os 1.899 focos de calor registrados nos oito primeiros meses do ano passado. Em 2024, o Cerrado teve 83% de aumento nos focos de calor.

Para mitigar danos provocados pelos incêndios ao meio ambiente, à população e à economia, o Governo de Goiás aprovou na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) a lei que institui a Política Estadual de Segurança Pública de Prevenção e Combate ao Incêndio Criminoso no estado.

A legislação prevê a mobilização do efetivo das forças de segurança pública, que vão autuar, indiciar e responsabilizar infratores. Além disso, a previsão é tornar crime o ato de queimar florestas, matas, pastagens e lavouras durante a vigência de situação de emergência ambiental.

O governador Ronaldo Caiado já declarou situação emergencial nos 20 municípios goianos mais afetados pelos incêndios.

Veja o vídeo

Com outdoor em “chamas”, Governo de Goiás alerta sobre o risco de queimadas (Vídeo: Secom Goiás)

Saiba mais

Estado lança Monitor de Queimadas para prevenção de incêndios florestais

Estado suspende participação de alunos nos desfiles de 7 de setembro

Alta temporada de incêndios aumenta ocorrências atendidas pelos Bombeiros