Produtor suíço escolheu Goiás para fabricar queijos artesanais autorais

Em plena serra goiana da histórica Corumbá de Goiás, foi criada a Queijaria Alpina (Foto: Mafria Antonieta Toledo)

Na década de 80, o suíço Stephan Gaehwiler desembarcou no Brasil para trabalhar com pecuária de corte. O clima, a extensão territorial e as oportunidades presentes na nova terra o encantaram a tal ponto que ele economizou uma década para comprar a sua propriedade no interior de Goiás, onde, atualmente, ele e a família dedicam-se à pecuária leiteira.

Como mandava a tradição suíça, Stephan optou por desenvolver um produto com maior valor agregado. Foi assim que, em plena serra goiana da histórica Corumbá de Goiás, foi criada a Queijaria Alpina. Foi preciso vencer as barreiras linguísticas para que o produtor suíço conseguisse buscar na Agrodefesa as orientações necessárias para ampliar a comercialização do seu produto, levando-o para todo território nacional.

Hoje, o rebanho de gado pardo suíço da Queijaria Alpina produz em torno de 300 litros por dia, em período de chuva, quando o pasto é mais abundante, caindo para 200 litros diários em período de estiagem.

A preocupação com a qualidade da alimentação dos animais faz com que o produtor invista em produzir o próprio feno e a plantar cana-de-açúcar durante o período de chuva, para servir de alimentação fresca na época da estiagem.

“Diariamente moemos a cana para dar às vacas como complemento do volumoso da alimentação”, explica Clara Gaehwiler, filha de Stephan.

Mensalmente, são produzidos 500 quilos de dois tipos de queijo: raclete e o queijo Stephan, que é um queijo tipo sbrintz com um ano de maturação. Inclusive, o queijo que leva o nome do seu produtor tem conquistado reconhecimento nacional e internacional.

No último ano, ele foi um dos 22 queijos brasileiros premiados em concurso na Noruega, concorrendo com outros três mil queijos de todo o mundo.

São produzidos 500 quilos/mês de dois tipos de queijo: raclete e o queijo Stephan (Foto: Maria Antonieta Toledo)

Queijos artesanais de Goiás

O exemplo da Queijaria Alpina não é um caso isolado em Goiás. O cenário de produção artesanal de queijo no estado ganhou novos contornos com a conquista do Selo Arte e de Queijo Artesanal pelas queijarias regionais.

O reconhecimento de um produto artesanal pelo Selo Arte, habilitação concedida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e inspecionada pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), vai além das garantias de qualidade, originalidade e regionalidade daquela receita, ele também abre as portas para a comercialização em todo o território nacional.

Com isso, os queijos vem ganhando os paladares mais exigentes pelo país afora. Atualmente, 12 queijarias artesanais goianas, dedicadas a produzir receitas originais de forma artesanal, estão devidamente homologadas na Agrodefesa e são acompanhadas periodicamente.

Websérie

A profissionalização da produção artesanal de queijo em Goiás é retratada em um material especial produzido pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), responsável pela orientação e inspeção de produtos de origem animal no estado.

Dividida em 10 episódios, a websérie, que a cada semana ganha um novo capítulo, está hospedada no canal da Agrodefesa no YouTube, e também pode ser acessada na página institucional do órgão (goias.gov.br/agrodefesa).

Nesta semana, o novo episódio da websériea mostra o trabalho desenvolvido pela Queijaria Alpina. Acompanhe!

Goiás possui a única caverna de maturação de queijo aprovada no país

Goiás avança na produção de queijo artesanal

Agrodefesa lança websérie sobre produção artesanal de queijo em Goiás