Agrodefesa lança websérie sobre produção artesanal de queijo em Goiás

profissionalização da produção artesanal de queijo em Goiás foi retratada em um material especial produzido pela Agrodefesa (Imagem: Agrodefesa)

A profissionalização da produção artesanal de queijo em Goiás foi retratada em um material especial produzido pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), responsável pela orientação e inspeção de produtos de origem animal no estado.

Dividida em 10 episódios, a websérie, que a cada semana vai ganhar um novo capítulo, está hospedada no canal da Agrodefesa no YouTube, e também pode ser acessada na página institucional do órgão (goias.gov.br/agrodefesa).

Durante o primeiro semestre desse ano, a equipe de Comunicação do órgão e fiscais estaduais vinculados à Gerência de Inspeção da Agrodefesa percorreram nove das 12 queijarias goianas que hoje ostentam o Selo Arte, uma certificação que atesta as boas práticas agropecuárias e de fabricação artesanal, e que lhes permite comercializar o produto em todo território nacional.

Conforme explica o gerente de Inspeção, Paulo Viana, além de atender a critérios técnicos de manejo com o gado leiteiro e a forma artesanal de sua fabricação, o queijo que recebe o Selo Arte precisa trazer consigo uma receita autêntica, que remontam as origens da região onde é produzido, e que tenha um processo próprio de produção vinculado aos saberes daquele lugar onde ele é feito.

Produção artesanal de queijo em Goiás

Em diferentes regiões do Estado, a Agrodefesa tem acompanhado a produção dessas queijarias que, após conquistarem o Selo, entram na rota de acompanhamento do trabalho, feita por profissionais do órgão. Essa parceria permite que o produtor tenha atestada a qualidade do seu produto, consiga tirar dúvidas técnicas com os agentes estaduais, e até pleitear a certificação para outros tipos de queijo que se interessam em comercializar.

Segundo a jornalista da Comunicação Setorial da Agrodefesa, Maria Antonieta Toledo – que produziu e editou a websérie -, o material foi elaborado com o intuito de mostrar que em Goiás, atualmente, são produzidos queijos com as mais variadas receitas, e de origens e inspirações diversas.

“Descendentes sírios, imigrantes suíços radicados em Goiás, famílias vindas de Minas, de São Paulo e até do Rio Grande do Norte, todos dedicam-se a enriquecer a produção artesanal, conferindo a Goiás um lugar de destaque na produção brasileira de queijo, ao conquistarem medalhas nacionais e internacionais em concursos da categoria.

Com a websérie, buscamos contar essas histórias e mostrar que quem empreende nessa área tem o apoio de instituições, como a Agrodefesa, para investir na atividade, se desenvolver e alcançar novos mercados”, enfatiza.

Saiba mais

Cresce interesse pela formalização do queijo artesanal goiano

Cronograma de lançamento dos episódios

20/08/2024 – Episódio de Abertura, que pode ser conferido no seguinte link: https://goias.gov.br/agrodefesa/goias-avanca-na-producao-de-queijo-artesanal-reconhecido-nacionalmente/
27/08/2024 – Episódio 1 – Queijaria Tino Weber, localizada em Ouro Verde de Goiás
03/09/2024 – Episódio 2 – Queijaria Serra do Bálsamo, localizada em Guapó
10/09/2024 – Episódio 3 – Queijaria Alpina, localizada em Corumbá de Goiás
17/09/2024 – Episódio 4 – Queijaria Coqueiral, localizada em Corumbá de Goiás
24/09/2024 – Episódio 5 – Queijaria Helou, localizada em Itauçu
01/10/2024 – Episódio 6 – Queijaria Dona Aroeira, localizada em Abadiânia
08/10/2024 – Episódio 7 – Queijaria Lininho, localizada em Alexânia
15/10/2024 – Episódio 8 – Queijaria Leiteria, localizada em Caçu
22/10/2024 – Episódio 9 – Queijaria WM, localizada em Santa Rita do Araguaia