Semad abre nova rodada de levantamento de dados sobre gestão de resíduos sólidos

Os 246 municípios de Goiás geram 6,9 mil tonelada de resíduos sólidos por dia (Foto: Semad)

Atenção, prefeituras! A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) abriu uma nova rodada de levantamento de dados sobre a gestão de resíduos sólidos nos municípios de Goiás.

Nessa nova rodada, a Semad solicita aos municípios que respondam a um formulário on-line com dados alusivos ao ano de 2024. Acesse o formulário aqui!

A gerente de Instrumentos e Apoio à Política de Resíduos Sólidos da Semad, Andreia Alves do Nascimento, afirma que a coleta de informações é imprescindível para a formulação de políticas públicas adequadas.

“A partir dessas informações, vamos construir um panorama abrangente da situação atual do estado e das demandas que precisamos atender”, explica.

Resíduos sólidos

Entre o segundo semestre de 2023 e o início de 2024, a Semad buscou representantes dos municípios para construir um diagnóstico sobre a situação do estado, o que possibilitou a elaboração de relatório de monitoramento do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS).

No dia 1º de agosto deste ano, a secretaria divulgou o relatório com o resultado do monitoramento realizado, apresentando as mudanças ocorridas no cenário de gestão de resíduos do estado desde 2017, ano da publicação do PERS, e a avaliação do cumprimento das metas, diretrizes e programas estabelecidos no plano.

Entre as informações do relatório, está o volume de resíduos sólidos urbanos que os 246 municípios de Goiás geram: 6,9 mil toneladas por dia.

Dúvidas?

A Semad realizou uma capacitação on-line para esclarecer possíveis dúvidas de gestores municipais sobre o preenchimento do formulário. Assista abaixo:

Cartilha da Semad explica processo de regionalização de resíduos sólidos